A coisa mais antiga do mundo e mais natural torna-se, para muita gente, um problema. Não de fazer, que isso, aos trancos e barrancos, todo mundo faz. A questão é responder às “incômodas” interrogações dos baixinhos sem perder o rebolado.

Histórias bizarras da cegonha e do repolho ficaram obsoletas. Até a da sementinha já não cola. Desconfio que minha geração tenha sido a última a usá-la. E posso garantir, por experiência própria, que não é fácil driblar a perspicácia infantil.

Atualmente o papo é outro. Parece que os filhos já nascem globalizados. Eles têm acesso ao mundo virtual desde pequenininhos, o que lhes permite uma vivência precoce, geralmente através de atalhos. Por isso, é importante que alguém com discernimento e princípios os acompanhe, a fim de filtrar as coisas que deturpam o sexo.

Outro aspecto que se deve considerar é que pais antenados não acabam virando “spam”, nem indo pra lixeira. E o diálogo franco e honesto é a melhor forma de a família se manter presente na vida das crianças. Uma infância bem resolvida é um adulto mais longe do “divã”.

Franqueza e honestidade não faltam ao personagem adulto desta historinha real e atual que vou contar. Trata-se de um menininho de menos de quatro anos, atento às primeiras reações da própria fisiologia.

– Papai, papai, olha só! Meu pipi ficou duro!

Com toda a calma, o pai explica:

– Filho, o pipi serve pra duas coisas: pra fazer xixi e pra ficar duro.

Satisfeito com a resposta, o moleque vai brincar. Dias depois…

– Papai, papai, meu pipi ficou duro de novo!

– É assim mesmo, filho. Depois passa…

Semana seguinte, numa festa de igreja, dessas que reúnem centenas de pessoas, a família almoçando no salão da comunidade. De repente, o baixinho interrompe as conversas laterais e cruzadas com o anúncio:

– Papai, papai, meu pipi está duro!

As pessoas calam um instante, e os olhares convergem na direção do pequeno. Sentindo certa preocupação no ar, o menino declara:

– Tudo bem, pessoal, depois passa.

Brincando de poesia

Ah! A PALAVRA…

Intrincada rede de letrinhas…

Com mil nuanças

Cor, cheiro, som

Vestida ou nuazinha

Dura, terna, calma

Vazia ou com alma

Tem a força de um furacão.