Amanhã, 02 de novembro, é o Dia de Finados. No Brasil nós lembramos de todos os que já passaram pela vida. Nosso Planeta Terra continuará girando e marcando os dias e os anos. Todos os que viveram neste planeta há 120 anos passados já estão mortos.

No México fazem uma comemoração, uma verdadeira festa em homenagem aos que já passaram por esta vida. É uma reverência a morte. Respeito a tradição deles, muito diferente da brasileira.
Uma coisa é certa: ninguém escapa da morte.

Vamos nos assuntar com isto? Não, com certeza.

O fato é que precisamos viver preparados para o dia da morte.
Como se faz isto? Vivendo bem o presente. O presente é um presente que todos os dias recebemos de Deus.
Se é assim, todas as manhãs abriremos os olhos como se abre um pacotinho de presente de aniversário. É mais um dia de vida. Todas as noites vamos nos deitar e fechar os olhos agradecendo o dia que nos foi dado de presente. É assim que se está preparado: sempre ganhando um presente todos os dias de nossas vidas.

E no dia seguinte do último de nossos dias, não estaremos mais presentes. Eu acredito num presente maior: a eternidade.

Cada vez que vou no Cemitério de Bento Gonçalves, não para “rever” meus antepassados, pois sei que no túmulo estão suas fotos e lá eles não existem mais, vou reverencia-los pela vida que me deram. É isto: A VIDA QUE ME DERAM. Deixo um muito obrigado e, quando eu já tiver recebido todos os dias do presente de minha vida, é pelos que deixarei no Planeta Terra que quero ser lembrado. Prefiro que seja com muita festa, como no México.

Tenho boas lembranças e muita saudade da parentada, dos colegas e dos amigos que já se foram. É diferente do que ter tristeza. Se fossemos chorar por todos os que já passaram não haveriam lágrimas suficientes. A vida seria uma lamúria.

Nos momentos de saudades, gosto de lembrar que todos eles tiveram seus DIAS DE PRESENTE e foram muito felizes.

Só tchau Sefane. Até mais!