Durante a tarde de terça-feira, 9 de setembro, dia de lançamento da programação dos Festejos Farroupilhas 2014, representantes da prefeitura, Ministério Público (MP) e Corpo de Bombeiros se encontraram para debater a situação dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) em Bento Gonçalves. O encontro foi solicitado pelo secretário de Cultura, Jovino Nolasco, para apresentar os avanços na estrutura da ABCTG. Ficou definida para quinta-feira, 11 de setembro, uma inspeção dos bombeiros para verificar se as antigas pendências foram solucionadas.

“Esta reunião é uma precaução nossa. Está tudo sob controle. Vamos apresentar o que foi feito e as vistorias realizadas”, garante o secretário. O promotor de Justiça, Élcio Meneses explica que o encontro é uma continuação das solicitações do ano passado. “Esta é uma reunião sobre o inquérito civil que trata da ABCTG e que tem bastante tempo. O processo é anterior aos festejos farroupilhas de 2013 e iremos tratar estes itens que precisavam ser feitos. Caso exista uma provocação do Corpo de Bombeiros sobre outros CTGs podemos ampliar esta ação”, relatou o promotor.

Para o capitão Sandro Carlos Gonçalves da Silva, comandante do 2º Subgrupamento de Combate a Incêndio (2º SGCI), a situação é de incertezas. Apesar de nenhum dos oito CTGs do município estarem interditados, nenhuma das estruturas conseguiu corresponder plenamente ao que é requisitado pela legislação. “Depende do que vai ser concedido (no encontro). Existe um sistema de itens mínimos que, se não cumpridos, é dever nosso interditar o local. Caso estes itens mínimos estejam preenchidos, mas existam falhas em outros requisitações, o local acaba não sendo interditado, porém também não recebe a guarida do Corpo de Bombeiros. Quem assume toda a responsabilidade é o proprietário”, explica o capitão.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 10 de setembro.