Sozinhos podemos até conseguir, porém juntos chegaremos mais longe

Uma pessoa calma e observadora, que com muita paciência, perseverança e fé, leva a sua vida. Assim pode ser definida Cristiane Ramos, uma mulher determinada e que sempre procura ver o lado bom de tudo. Ela é filha de Libera da Silva Ramos e José de Oliveira Ramos, e salienta que seus pais sempre a inspiraram. “Foram pessoas batalhadoras, me ensinaram a ter uma vida honesta e a nunca desistir daquilo que quero. Costumo dizer que hoje sou quem sou devido às orações de minha mãe. A família é a base na formação do caráter de todo ser humano”, explica.

O seu companheiro de vida é Luciano Franchini de Vargas há cinco anos. “Juntos crescendo, enfrentando obstáculos e descobrindo o amor”, pontua. Em relação ao nascimento de seu filho, Eduardo, ela relata. “Foi o momento mais incrível, onde foi possível ver o maior milagre da vida. Um ser gerado dentro de nós com tanta perfeição. Ele é meu presente de Deus”, agradece.

Formada em Pedagogia, com Especialização em Gestão Escolar, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia, é sócia proprietária, juntamente com Marli Quadri Marini, da Escola de Educação Infantil Fantástico Mundo do Saber. “Costumo dizer que trabalhar com crianças é algo que não tem preço, pois acompanhamos o desenvolvimento deles desde muito cedo. Na maioria das vezes somos nós que acompanhamos os primeiros passos, as primeiras palavras, a descoberta das coisas e do fantástico mundo que a educação nos apresenta. Amo trabalhar com pessoas, elas nos desafiam a nos tornarmos pessoas melhores a cada dia”, revela.

Uma das coisas mais interessantes que fez na vida e que a emocionam muito foi o trabalho com um grupo de deficientes visuais. “Foi com eles que aprendi a importância de ver o mundo com os olhos do coração. Todos com uma história linda, porém, destaco Mauro Larentis, que era caminhoneiro e devido as intempéries da vida foi dormir enxergando e acordou sem ver mais nada. Hoje, ele é um excelente declamador de poesias, tem vários poemas de sua autoria. Posso dizer que, sempre que penso em desistir de alguma coisa me espelho nessa galerinha que apesar de tudo não reclama da vida”, esclarece.

Atualmente, está como presidente da Associação das Escolas Infantis da Rede Privada (Abeipar), na qual 21 instituições de ensino fazem parte. “Juntas estamos lutando por melhorias na educação, pois sabemos da importância do nosso trabalho na primeira infância”, frisa.

Já que hoje é um dia especial para as crianças, a profissional deixa um recado especial para elas, que tem o poder de transformar o mundo. “A criança é um ser incrível, vive num mundo mágico onde tudo é possível, consegue ver o mundo colorido e dão valor a simplicidade e expressam isso através de um sorriso, de um abraço e o maior dos sentimentos, o amor. Podemos chegar ao trabalho tristes, cheios de problemas, mas somos recebidos com tanto carinho que conseguem amenizar qualquer situação. Temos muito para aprender com as crianças, principalmente não deixar nossa criança interior morrer”, sugere.

Favoritos

Você já teve animais de estimação? Fale sobre eles. Tenho vários que ao longo do tempo fomos adotando. Mas destaco O Mustafá e a Kyra, que são umas figurinhas, sempre me esperam chegar em casa com a maior festa e o Musta que me acompanha a 5 anos, esse é um dengo se fico doente ou não estou bem, ele não sai do meu lado;
Você tem hobbies ou passatempos? Adoro cantar, quem me conhece sabe disso… (risos);
Sushi ou assado? Assado;
Felicidade: Todos os dias Deus nos dá a oportunidade de decidirmos se queremos ser felizes ou não. Se aprendermos a contemplar a beleza nos pequenos detalhes perceberemos que é simples ser feliz;
Praia ou campo? Campo;
Uma paixão: Música;
Música? Qual sua preferida? Não tenho uma preferida acredito que a música depende do momento que estamos passando. Cada letra uma mensagem, precisamos apenas aprender viver cada estação.
Livros? Ouvido Pensante – Murray Schafer
Sobre o futuro, quais seus planos? Ter uma ONG para ajudar pessoas.