Plano de atentado era retaliação pela morte de irmão em conflito com a Polícia Militar. Ambos integravam uma quadrilha que atuava no tráfico de drogas e em homicídios

Parece cena de filme, mas aconteceu na Serra. No dia 6 de agosto, após perseguição da polícia militar de Encantado, que terminou no Morro da Antena, no Vale dos Vinhedos, Leonardo Jean Farezin Waskievicz, 24 anos, natural de Bento Gonçalves, foi morto em confronto. Ele estava em um VW/Fox com placas clonadas, que foi abandonado no local. Os outros quatro ocupantes do veículo conseguiram fugir.

Durante investigação da Polícia Civil (PC), agentes descobriram que o irmão de Leonardo, William Farezin Waskievicz, 33 anos, planejava vingar a morte do familiar. A intenção era realizar um ataque à Brigada Militar (BM) de Bento Gonçalves no final de semana. O atentado foi frustrado por uma força-tarefa das Delegacias de Bento Gonçalves, Garibaldi e Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), coordenada pelo delegado Adriano Linhares, que aconteceu na sexta-feira, 13.

Segundo Linhares, os dois irmãos eram membros de uma mesma quadrilha, que atuava no tráfico de drogas e em homicídios. A prisão aconteceu na Torre 8 do Bloco C do loteamento Campos da Serra, Zona Leste de Caxias do Sul. No local, os agentes encontraram dinheiro, drogas, nove coquetéis molotov, um artefato explosivo artesanal, centenas de munições calibre 9mm e balança de precisão. Também foi presa uma mulher, de 22 anos, que estava na residência. “Foi constituída uma força-tarefa para investigar os homicídios. Por conta disso, os policiais chegaram nessa informação”, diz Linhares.

Para dar apoio à ocorrência, foi chamado o Batalhão de Aviação da BM e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), para desarmar e destruir a bomba artesanal. Linhares não soube informar qual o potencial de destruição do artefato. Tentamos contato com o BOPE, mas até o fechamento da edição, a assessoria de comunicação do órgão não respondeu a solicitação. A PC continua as investigações para identificar todos os envolvidos.

Foto: Divulgação/Polícia Civil