Bento Gonçalves conta com 38 câmeras de videomonitoramento. Algumas são leitoras de placas, para identificar veículos irregulares. Além dessas, mais seis foram instaladas em áreas específicas que registravam grande número de furtos, como é o caso da parada de ônibus da Júlio.

Segundo o capitão do 3º Batalhão de Áreas Turísticas (Bpat), Rogério Schu, no início era comum identificar indivíduos realizando delitos. “Nesses pontos que as câmeras estão, a incidência é quase zero de ocorrências. Mas fazendo comparativo com anos anteriores, se percebe que diminuiu bastante. Nunca vai ser totalmente eficiente”, declara.

Sobre as câmeras colocadas em pontos que concentravam grande número de furtos, ele diz que não foi identificado nenhum criminoso. “Tivemos a sorte de baixar as ocorrências. Se acompanhar, não deu mais furtos na parada de ônibus da Júlio. Também foi intensificado o policiamento ali, tanto nós quanto a guarda municipal. Tinha muitos delinquentes que atuavam no local, não era só um”, afirma.

Cercamento eletrônico

A expectativa da Brigada Militar (BM) é que o cercamento eletrônico na região seja finalizado ainda em 2019. “Já foram feitas várias aquisições. Alguns municípios já iniciaram a instalação. Creio que até o final do ano esteja em funcionamento”, frisa Schu. Sem precisar o número de equipamentos que faltam ser instalados, ele explica que essas câmeras seriam posicionadas nas entradas e saídas das cidades.

O 3º Bpat ficaria responsável pelo monitoramento das cidades da região. O Batalhão já fez a integração com as câmeras de Guaporé e Garibaldi com a central. Para o capitão, além de prevenir, isso ajuda a elucidar crimes, uma vez que muitos delitos são cometidos por indivíduos de fora da cidade. “Quando passar um veículo suspeito, o sistema emite um sinal, e ele pode ser alvo de fiscalização”, esclarece.

Centro de Operações

Inaugurado em 2017, o Centro Integrado de Monitoramento (Ciop) fica no 3º Bpat e reúne agentes de trânsito, guardas civis e policiais militares. Além de atender chamados no local, os profissionais monitoram a cidade através das câmeras. O espaço está pronto para receber integração dos demais municípios da região no programa do cercamento eletrônico.

Foto: Elisa Kemmer