O preso responsável por cometer um crime hediondo, e que estava preso temporariamente sem identificação há cinco meses no Presídio Estadual de Bento Gonçalves (PEBG) foi transferido para a Penitenciária Estadual de Caxias do Sul na sexta-feira, 28 de julho. O caso de Fábio Júnior da Silva Stefanes, 34 anos, e condenado há 54 anos de prisão, foi publicado com exclusividade pelo Semanário no sábado, 29 de julho. O crime cometido por Stefanes choca pela crueldade: ele foi condenado pelo homicídio triplamente qualificado cometido contra o filho, de apenas quatro anos, em 2003.

De acordo com a direção do Presídio Estadual de Bento Gonçalves, a transferência ocorreu na tarde de sexta-feira, 28. Conforme o atual administrador do PEBG, José Marcio da Rosa Oliveira, a transferência ocorreu por motivos de segurança. “O convívio dele ficou prejudicado. Ele não podia ficar em cela nenhuma”, afirmou.

De acordo com ele, o pedido foi solicitado junto à Delegacia de Polícia e encaminhado ao sistema judiciário. Após a ordem ser emitida pela juíza, a transferência foi confirmada provisoriamente para a Penitenciária Estadual de Caxias do Sul.

No Apanhador, Stefanes ficará em uma cela isolada, sem contato com outros detentos. De acordo com Oliveira, a situação seria impossível em Bento. “A estrutura do Apanhador é maior, possui celas individuais. Aqui, em função da lotação da Casa, não seria possível”, afirma.

Além disso, Stefanes possui uma lesão no joelho, decorrente da tentativa de fuga do Presídio Estadual de Bento Gonçalves (PEBG) no mês de junho. Com uma enfermaria, o criminoso poderá ser tratado sem riscos até o momento da transferência para Santa Catarina.

Os próximos passos

Agora, a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) aguarda os procedimentos legais para dar andamento à transferência de Stefanes para Santa Catarina, comarca à qual pertence e está foragido desde 2016. De acordo com a direção do PEBG, isso deve ocorrer em cerca de 20 dias.

Agora, as autoridades esperam os próximos passos. A Polícia Civil precisa, inicialmente, confirmar a identificação de Stefanes. Após isso, a Justiça Federal de Bento precisa encaminhar o ofício com a identificação e atualização dos dados do criminoso.

Após esses encaminhamentos, ele estará pronto para ser transferido novamente para o estado de Santa Catarina. “O núcleo de segurança da Susepe vai ficar encarregado de realizar a remoção. É um processo moroso, mas esperamos que se desenrole o mais rápido possível”, finaliza o diretor.