O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado desde o ano de 1972, sempre no dia 5 de junho, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente. Para marcar a data, diversas ações são realizadas pelo país, como forma de conscientizar a população sobre os temas ambientais. Em Bento Gonçalves, há quem esteja engajado na causa e no cuidado com a natureza. Um exemplo é Marlene Basílio, de 74 anos, que recicla e confecciona peças de roupas para teatros com sobras de guarda-chuvas.

Marlene acredita que todos os indivíduos devem fazer sua parte para auxiliar o meio em que se vive e uma das formas encontradas por ela para ajudar foi a reciclagem. Além de separar o lixo, dar destino correto ao óleo de cozinha, dejetos de animais, e alertar os vizinhos sobre o descarte ilegal, a idosa recolhe os guarda-chuvas que encontra pelas lixeiras da cidade. “Muitas vezes esses objetos são jogados no lixo ou até mesmo na calçada e o material acaba não se decompondo. Eu encontrei uma maneira de reciclar de forma criativa. Quando encontro algum guarda-chuva na rua trago para casa, não importa o estado dele”, comenta.

Confeccionar, moldar e costurar fazem parte da rotina da idosa. Um dos passatempos preferidos é estar em constante aprendizado e estudo. “Tivemos muitas reuniões no Serviço Social do Comércio (Sesc), pois faço parte do grupo das voluntárias, comecei a participar há uns quatro anos pelo menos e a partir deste momento optei por fazer algo em benefício a natureza”, lembra.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 1º de junho.