Há menos de um mês para a Páscoa, a indústria e o comércio intensificam os preparativos para darem conta da demanda na produção e venda de artigos relacionados com a festividade. Segundo afirmam a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato dos lojistas de Bento Gonçalves (Sindilojas) este ano, não foram abertas tantas oportunidades de empregos temporárias, se comparado à anos anteriores, mas há expectativas de resultados positivos na arrecadação e crescimento da economia.

Sobre as expectativas das vendas na Páscoa, o presidente do Sindicato dos lojistas (Sindilojas), Daniel Amadio, demonstra-se positivo, embora realista: “estamos apostando em um crescimento geral na ordem entre 1% e 2% descontada a inflação do período, pois como a renda familiar não cresceu e não podemos contar com acréscimo de receita, como a do décimo terceiro, todos que presentearão, irão adaptar ao orçamento limitado que dispõem”.

De acordo com Amadio, a Páscoa é a festividade que gera um menor efeito no comércio, em comparação com as demais datas, como por exemplo, o Natal. “Ela agrega vendas somente para alguns setores, os que estão diretamente ligados aos chocolates e outros doces alusivos; também se beneficiam os mercados de gêneros que investem em produtos aceitos para essa data”, disse. Ele continua, “essas empresas, focam seus estoques com essa finalidade e em alguns casos contratam pessoas para aumentar sua força de atendimento”.

Quanto as oportunidades de empregos, o presidente do Sindilojas orienta aos cidadãos para ficarem atentos. “Circulem entre as lojas do comércio, buscando ofertas fixadas nos estabelecimentos, podendo usar também dos espaços classificados nos jornais, outro canal que poderá ser utilizado pelos empregadores”. Ele ainda ressalta que a qualificação do profissional é uma distinção a ser levada em consideração na hora da contratação: “formação é critério básico, então se os interessados ainda não buscaram cursos, quem se interessem pelo assunto que consequentemente suas chances aumentarão. Existem muitas opções no mercado que se volta totalmente na formação para o comércio, sendo que em alguns casos até de forma gratuita”, orienta.

O Sindilojas, Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) não registraram nenhuma vaga direta temporária, específica para o período da Páscoa. A justificativa das empresas se dá pelo motivo de que essas oportunizadas se dão direto nas empresas, sendo divulgadas em vitrines e campanhas de cada instituição. “ Contratar diretamente no estabelecimento evita custos para a seleção”, relata Daniel Amadio, sobre benefícios de uma divulgação direta.