Um roteiro que contempla belas paisagens naturais, preservação da arquitetura, boa gastronomia, atrações para toda a família, além da história dos imigrantes atrai milhares de turistas para o Roteiro Turístico Caminhos de Pedra, localizado no Distrito de São Pedro, em Bento Gonçalves. Anualmente, o número de visitantes vem crescendo na localidade conforme a estimativa da Associação Caminhos de Pedra. De janeiro a outubro de 2015, os empreendimentos receberam 67.082 visitantes. Neste ano, no mesmo período já passaram 79.902 pessoas, representando um crescimento aproximado de 19%.

Após muito trabalho dos empreendedores locais, novos atrativos estão surgindo no roteiro e os estabelecimentos consolidados estão apostando em investimentos. A vice-presidente da Associação Caminhos de Pedra e sócia-proprietária da Casa do Tomate, Maristela Lerin relata que as obras de restauro da Casa Merlin já iniciaram, e que empreendedores estão investindo na região. Entre os novos atrativos estão a reabertura da Ferraria Ferri, a instalação de uma pousada e abertura do Parque das Esculturas. “No ano que vem, o Roteiro estará comemorando 25 anos, e estamos programando a Festa das Flores”, revela.
Os investimentos na localidade não param por aí. Um restaurante foi aberto ao lado da Casa do Tomate, com a proposta de ficar um horário mais estendido em funcionamento das 11h30min às 17h. “Graças Deus o Caminhos de Pedra está sendo iluminado”, afirma.

Uma das atrações que a Associação está promovendo é a Semana Natalina Roteiro Caminhos de Pedra, de 5 a 9 de dezembro. A vice-presidente explica que neste ano o evento busca envolver as crianças por meio das escolas. “Queremos que elas voltem a entender o significado do nascimento do menino Jesus, deixar de lado o consumismo do Papai Noel, e resgatar os costumes dos imigrantes”, pondera.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 26 de novembro.