O décimo relatório de balneabilidade da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) constatou, nesta sexta-feira, 16, aumento no número de praias impróprios no Rio Grande do Sul. Na comparação com a semana passada, subiu de sete para oito a quantidade de pontos sem condições de banho. Passou a integrar a lista a Praia de Passo Real, em Dom Pedrito.

De acordo com o boletim, seguem sem condições de banho a Praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro; a Praia Carlos Larger, em Candelária; a Praia de Passo Real, em Dom Pedrito; o Balneário Rainha do Sol, em Manoel Viana; a Balneário de Mata, em Mata; o Balneário Nova Palma, em Nova Palma; o Balneário Passo do Umbu, em São Vicente do Sul; e o Balneário Rebelo, em Tapes.

Neste verão, a Fepam está monitorando 79 balneários de 40 municípios do Litoral Norte, Médio e Sul e das Regiões Hidrográficas do Guaíba e do Uruguai. O Projeto Balneabilidade 2017/2018 terá duração de 12 semanas. Os resultados das análises da qualidade da água serão divulgados nas sextas-feiras, de 15 de dezembro de 2017 a 2 de março de 2018. As coletas e análises são feitas pela Fepam e pela Corsan.

O site e o aplicativo do Projeto Balneabilidade, lançados neste verão, disponibilizam informações sobre a qualidade das águas em balneários gaúchos, as condições de segurança para banho e a previsão do tempo. Desenvolvido com o apoio da Procergs e do Corpo de Bombeiros, o serviço tem o objetivo de facilitar a comunicação com os veranistas. Mesmo com a novidade, a Fepam optou por manter as tradicionais placas informativas nos locais onde as águas estiverem sem condições de banho. Para ter o aplicativo no seu celular, basta acessar o site balneabilidade.rs.gov.br e criar o atalho.