O Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul, de Santa Maria, venceu a 32ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha – Enart, que ocorreu nos dias 17 a 19 de novembro, no Parque da Ocktoberfest, em Santa Cruz do Sul. As disputas dos 40 grupos da Força A começaram ainda na noite de sexta-feira, logo após a abertura. No domingo, os 20 grupos finalistas se apresentaram em busca do título de vencedor.

O grupo recebeu o troféu do CTG Tiarayú, de Porto Alegre, vencedor do ano passado e que ficou em segundo lugar nesta edição. Já na Força B, que também teve o campeão conhecido na noite deste domingo, o CTG Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira, de Rio Grande, recebeu o troféu do primeiro lugar, que até então pertencia ao Grupo Folclórico Chão Batido, de Ijuí. O segundo lugar ficou com DTG Noel Guarany, de Santa Maria; terceiro, GF Chaleira Preta, de Ijuí; quarto, CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado; e quinto, CTG Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas, de Alegrete.

Com uma entrada e saída diferente da eliminatória em relação à final, o CPF Piá do Sul fez uma homenagem à Paixão Côrtes e Barbosa Lessa.

Ao longo do fim de semana, dez palcos foram montados dentro do Parque da Oktoberfest para as 18 modalidades de disputa. De acordo com organizadores do Enart, pelo menos 51 mil pessoas circularam pelo evento nesses três dias.

Veja os principais momentos da apresentação do CPF Piá do Sul:

Crédito do vídeo: Portal Arauto / SCS

Confira os vencedores das Danças Tradicionais:

FORÇA A

1º Lugar –  CPF Piá do Sul, Santa Maria

2º Lugar – CTG Tiarayú, Porto Alegre

3º Lugar – CTG Aldeia dos Anjos, Gravataí

4 º Lugar – CTG Rancho da Saudade, Cachoeirinha

5º Lugar – CTG Lalau Miranda, Passo Fundo

FORÇA B

1º Lugar – CTG Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira, Rio Grande

2º Lugar – DTG Noel Guarany, Santa Maria

3º Lugar – GF Chaleira Preta, Ijuí

4º Lugar – CTG Tropilha Farrapa, Lajeado

5º Lugar – CTG Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas, Alegrete