O processo de reconhecimento oficial do corpo do caxiense Leonardo Cláudio da Rosa, de 23 anos, encontrado morto na China, ainda não foi realizado. Tudo porque a procuração assinada pela família, autorizando que um amigo do jovem fosse o representante oficial e, com isso verificasse a identidade do estudante, ainda não havia chego às autoridades chinesas. O documento foi encaminhado no dia 18 e, desde então, a família aguarda por uma resposta.

Leonardo foi encontrado morto no dia 14 de julho na cidade de Chongqing e a confirmação da morte ocorreu no dia seguinte, por meio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Itamaraty. Conforme a família do estudante, o Itamaraty segue em contato com as autoridades policiais do país para obter informações sobre o caso, e conseguir liberar o corpo do universitário depois do reconhecimento.

Amigos e familiares iniciaram uma vaquinha pela internet, no intuito de angariar recursos para trazer o corpo do jovem para o Brasil. A meta é chegar a R$ 40 mil. De acordo com os familiares, o dinheiro será utilizado para pagar os custos da cremação, o traslado e repatriação das cinzas, assim como o valor da manutenção do corpo no necrotério chinês. O recurso também será aproveitado para realizar uma cerimônia de despedida na Capital. “Infelizmente, as instituições envolvidas não têm como auxiliar financeiramente neste processo, de modo que só podemos contar com a solidariedade das pessoas que o amavam, que o admiravam, que tiveram a oportunidade de conhecê-lo em vida ou que se sensibilizaram por sua trágica partida. Estamos estimando em torno de 40 mil reais os custos associados a esse processo todo”, afirma o comunicado no site de doações.

Até às 7h40min desta quinta-feira, a campanha já tinha atingido 63,24% da meta, com R$ 25.295. A família do jovem informou ainda que, caso o montante arrecadado superar a quantia necessária, o valor excedente será destinado à instituições voltadas à educação.

Relembre o caso

Jovem caxiense é encontrado morto na China

Foto: Arquivo Pessoal