Cultura

Coro Canarinhos de Bento: maestro ministra aulas gratuitas para alunos

Da Redação
Escrito por Da Redação

Curso, que disponibiliza 10 vagas para crianças de 8 a 12 anos, será ministrado por Celso Fortes e Márcio Buzatto

O Coro Canarinhos de Bento Gonçalves abre 10 vagas gratuitas no curso de música para crianças de 8 a 12 anos. Para participar da seleção basta comparecer na primeira quinzena de abril, a partir do dia 7, nos dias dos ensaios que acontecem nas quartas-feiras, às 19h, na Casa das Artes e aos sábados, às 9h, no clube Aliança e no Sesc, centro da cidade. O curso é ministrado por Celso Fortes e pelo Maestro Márcio Buzatto da Pontifícia Universidade Católica(PUC) de Porto Alegre e da Universidade Regional Integrada (URI) de Erechim.

Os critérios para as crianças se candidatarem, segundo Celso Fortes, é a afinação, ritmo, boa vontade, gostar de viajar e fazer amigos, já que o Canarinhos se apresenta em coros nos Natais e festivais em várias cidades da Serra Gaúcha, como Flores da Cunha, Farroupilha, Barão, Garibaldi, Serafina Corrêa, Nova Prata e outros. O repertório é composto por músicas sacras e eruditas que tem como inspiração o coro Libera, da Inglaterra, tanto na escolha das músicas quanto no uniforme.

O Instituto Musical dos Canarinhos de Bento é formado pelos pais dos alunos que mantém o movimento com contribuições voluntárias. Um dos pais, Amarildo Orso, elaborou o projeto aprovado pelo Comdica que arca com a despesa de contratação do professor de técnica vocal, Márcio Buzatto. Os professores são extremamente qualificados, como Márcio Buzatto, que também é compositor e têm peças que já foram apresentadas no Teatro Nacional do Rio de Janeiro, pelo Congresso dos Corais da Federação Nacional dos Meninos Cantores. Buzatto é natural de Xaxim, e estudou música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Teve como primeiro passo o Canarinhos de Novo Hamburgo. Quando ainda adolescente, foi fazer um curso de férias e depois foi para o internato do Instituto Canarinhos de Novo Hamburgo, o qual estudava numa escola pública de manhã e a tarde tinha as aulas de música. Considerado um dos melhores alunos na UFRGS, aprimorou-se até tornar-se professor de regência da própria universidade e também na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) até 2010. Também atua com as Meninas Cantoras de Bom Princípio. A partir desse ano, ensina técnica vocal, aos sábados, em Bento Gonçalves, para os alunos do Coro Canarinhos da cidade. Já o regente Celso Fortes é formado em Biologia, Filosofia e tem curso de música no seminário de Flores da Cunha e escolasticado na La Salle, de Canoas. A aproximação dos educadores se deu quando Márcio Buzatto foi “canarinho” de Celso Fortes que, recentemente, o convidou para participar do projeto em Bento Gonçalves.

O coro Canarinhos de Bento já existe há cinco anos e agora amplia suas vagas dando oportunidade para crianças que têm paixão pela música. Fortes diz que a afinação é conquistada com o treino. O projeto dá oportunidade gratuita para os interessados que muitas vezes não têm como pagar um curso de música particular e ainda promove a integração entre os participantes.

Sobre o autor

Da Redação

Da Redação

redacao@jornalsemanario.com.br

Deixe um comentário