A ceia de Natal não será tão farta na mesa dos bento-gonçalvenses. A retração econômica, o aumento dos índices de desemprego e a perda do poder de compra fez com que os consumidores ficassem mais preocupados com seus gastos e, consequentemente, mais criteriosos no momento da compra durante todo o ano. As dificuldades econômicas serão sentidas também nas comemorações de fim de ano, já que quem optar por fazer a ceia deve substituir as marcas mais caras por similares com valores mais acessíveis e, inclusive, substituir produtos no jantar.

O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antonio Longo, destaca que as festas de fim de ano serão um reflexo de como a economia se comportou em 2015. Ele aponta que 40% dos consumidores farão uma migração de marcas e optarão pelas de valor mais baixo. “O Rio Grande do Sul tem o costume de valorizar mais o Natal do que a festa da virada do ano, por isso, as vendas de aves e acompanhamentos é maior na semana que antecede o feriado. Dificilmente as pessoas deixarão de comemorar, mas haverá mais economia do que em 2014 e é possível que mais famílias se unam em uma mesma ceia para dividir os gastos”, salienta.

Longo destaca que ao invés de comprar uma ave maior e mais cara, existem outras espécies de aves que servem para a ceia, mas que saem mais baratas. “Os consumidores estão ditando as regras para os supermercados. Eles estão dizendo antecipadamente quais são seus desejos e se nós nos adequarmos os resultados serão melhores. Precisamos ouvir ao que os clientes estão dizendo, são eles que determinam o sucesso”, detalha.

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