Jovens bento-gonçalvenses Sabrina Dal Molin e Lucas Guarnieri decidiram, há quase um ano, colocar o pé na estrada e desbravar o mundo, capturando novas e lindas lembranças

Essa história começa bem diferente das outras, pois inicia na Índia, onde estão, agora, os bento-gonçalvenses Sabrina Dal Molin, 26, e Lucas Guarnieri, 27. Ambos saíram do Brasil em abril do ano passado para dar um novo passo em suas vidas e buscar um propósito maior: agregar valor ao tempo vivido e capturar, na essência, novas e belas memórias.

A viagem saiu do papel seis meses depois de terem tomado a decisão que mudaria o dia a dia deles e realizaria o sonho que mais os fazia sorrir. “Vendemos nosso carro, alugamos nosso apartamento, encaixotamos nossas coisas, e fomos, com 8kg nas mochilas, rumo ao nosso, ainda desconhecido, mundo novo”, explica Sabrina.

A primeira parada deste novo ciclo foi em Portugal. “Aproveitamos uma escala longa de três dias e para termos mais segurança no idioma, já que saímos de casa com um inglês básico. Mas de lá, já partimos para a Itália, país que foi nosso lar por três meses e onde pudemos ver de perto as inúmeras semelhanças com a nossa querida Serra Gaúcha”, relata ela.

Após isso, conheceram vários outros lugares maravilhosos, que, segundo eles, daria um livro. Atualmente o casal está na Índia, vivendo, segundo ambos, a experiência mais intensa de todo o caminho. “Já aprendemos tanto aqui que será impossível descrever tudo. Por cada lugar que passamos deixamos um pedaço do nosso coração, porque todos nos deram muito”, salienta Lucas.

Para que o desejo de desbravar o mundo fosse concretizado, eles guardaram suas economias para manterem-se. Porém, com o passar do tempo, viram que poderiam continuar a trabalhar mesmo à distância. “Lucas é desenvolvedor de software e atualmente tem trabalhado com empresas da Índia e Israel. E eu, sou ilustradora e durante a viagem já desenhei mandalas e ilustrações por cada lugar que passamos, enviando para muitas partes do mundo. Isso, aliado a uma viagem de baixo custo, fez com que o valor que havíamos guardado para esse momento permanecesse com nós e nos sustentamos com nossos novos trabalhos ao longo do caminho”, relata.

A rotina não é diferente da de quando estavam no conforto de casa, entretanto, a cada semana ou até mesmo mês ela muda, pois se descolam para um lugar diferente para curtir novas experiências. “Quando chegamos em um lugar novo a primeira coisa que fazemos é conversar com os moradores para saber o que eles fazem, pois essa é a experiência que queremos, a real! Há lugares imperdíveis para se conhecer, como Petra, na Jordânia, ou o Taj Mahal, na Índia, mas, para nós, os mais incríveis são aqueles que fazem sentido para quem mora no lugar, como caminhar ao nascer do sol nos arrozais em Bali, ou negociar muito entre os feirantes dos mercados de rua em Istambul”, avalia Guarnieri.

A viagem e a saudade de casa

Segundo Sabrina, a sociedade atual fez com que aceitássemos que viajar é algo caro, que não é para qualquer pessoa. “Nós mesmos achávamos isso antes de sair e enxergar uma realidade completamente diferente. Quando saímos da bolha, nos abrimos para tantas novas possibilidades, que, além de diminuir muito o orçamento diário, ainda traz experiências. Já trocamos horas de trabalho por hospedagem e alimentação em uma fazenda da Escócia, já dormimos em quartos compartilhados com outras 16 pessoas, ficamos em casas de moradores locais e, o mais importante, cozinhamos muito, e isso traz uma economia absurda”, destaca.

Eles salientam que a parte mais difícil deste quase um ano de estrada é, sem dúvida, a saudade dos familiares. Porém, o que conforta é que eles sempre os apoiaram. “Assim como nós, eles sabem que ser feliz é o mais importante e, em pensamento, estamos sempre juntos. A distância só faz a vontade de estar perto aumentar e traz a certeza de que lá é o nosso lugar”, frisa Lucas.

Os próximos passos ainda não estão definidos. Sabrina e Lucas vivem um dia após o outro, arquivando memórias, compartilhando experiências e vivendo felizes. “Seguimos sem planos longos, tentando viver ao máximo o agora, mas escrevo essas palavras dentro de um ônibus rumo a Délhi, capital da Índia, de onde pegaremos um voo para o nosso próximo destino. Depois disso? A estrada irá mostrar”, finaliza Sabrina.

Quem quiser acompanhar a viagem: Instagram: @construirmemorias/Site: www.construirmemorias.com.br

 

Fotos: Arquivo Pessoal