Um dos assuntos em pauta na mídia e nas rodas de conversas entre amigos, familiares e vizinhos é a falta de segurança e as reivindicações por melhorias nesta área. Não somente no país, mas também em Bento Gonçalves, o tema é debatido em reuniões a fim de encontrar soluções para a problemática. A Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública de Bento Gonçalves está engajada nesta questão, além disso, está encaminhando a sucessão da nova diretoria.

Um dos instituidores, há 36 anos, é Geraldo Antonio Leite, atual presidente da Fundação. A avaliação de todos esses anos envolvido em prol da Segurança Pública de Bento Gonçalves é positiva. “Aprendi e briguei muito, sempre por uma só causa: a segurança pública. Há 20 anos, em uma palestra, falei sobre uma situação de segurança, saúde e educação da forma que está atualmente. Se a comunidade civil não se mobilizar e bancar esta questão, vamos estar na mão da insegurança e aí será irreversível. Baseado nestes fatos cheguei à conclusão que não adianta esperar pelo estado, a não ser a vinda de policiais, mas teremos que decidir de imediato qual é o tipo de segurança que queremos e precisamos em nossa cidade”, comenta.

Reuniões e debates acerca do assunto são realizados semanalmente para encontrar uma solução para os recentes problemas ocorridos no município. “Faz uns dois meses que estamos, sem remuneração nenhuma, nos dedicando três, quatro horas por semana somente pensando na segurança para a comunidade. Infelizmente a União está quebrada, o Estado também e o Município remendado, este último ainda consegue auxiliar em algumas coisas, então se não fizermos nós, pessoas da comunidade, estaremos a mercê do que está por aí hoje”, enfatiza.

Os próximos passos estão sendo decididos. “Apresentamos algumas soluções, e agora temos que apresentar um novo projeto de como angariar fundos para este primeiro plano, pois aí só temos uma chance: a comunidade, e é isso que iremos fazer”, lembra Leite.

Consepro encaminha sucessão

No final de ano, Leite deixará a presidência da Consepro de Apoio à Segurança Pública de Bento Gonçalves, mas auxiliará a nova gestão no que for necessário. “Formamos um grande grupo de trabalho e uma comissão para que fosse possível fazer projetos. Entre os planos está a minha sucessão. Estarei sempre à disposição quando necessário, pois é um assunto que acho importante. Permanecerei ativo, mas é hora de renovar e agregar novas pessoas para a Fundação”, corrobora.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 2 de julho.