A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Tacchini divulgou os números de doações realizadas em 2013. Durante o ano passado foram registradas 144 doações de córneas, três de órgãos múltiplos, e quatro de ossos, totalizando 151.
Os dados quando comparados com o ano 2012, apontam que a Comissão conseguiu captar maior número de córneas em relação a 2013, no ano passado ocorreram mais transplantes deste tipo de órgão. Em 2013 foi possível obter apenas três doadores de múltiplos órgãos, quando em 2012, o ano fechou com cinco doadores. No mesmo período, a CIHDOTT registrou quatro doadores de ossos, sendo que em 2012 não houve doações.
A coordenadora da Comissão, enfermeira Zeni Lazzarini esclarece que em 2012 foram identificados oito possíveis doadores múltiplos, porém cinco positivos e três negativos, já no ano passado foram cinco, sendo que três famílias concordaram com a doação. “Os números de doações não diminuíram se compararmos ao número de óbitos”, destaca.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 18 de janeiro.