Começa nesta quinta-feira, 28, e segue até sexta-feira, 29, o XII Congresso Estadual de Magistrados, tradicional evento que propõe a reflexão e o congraçamento entre a Magistratura gaúcha. A edição deste ano será realizada em Bento Gonçalves, no Dall’Onder Grande Hotel, com a proposta de debater o tema Entre redes e muros: juízes e seus labirintos.

A Comissão do Congresso aponta que o tema é um convite à autorreflexão e ao diálogo com a sociedade, que parte da realidade que circunda a Magistratura, complexa e ambígua. O cenário reúne desigualdade, os excluídos, a exasperação da disputa política, a clivagem ideológica, a violência simbólica na forma bruta dos protestos (ou na sua ausência), o perigo das ruas e a cultura do medo. Considera ainda conflitos que deságuam em milhares de processos e processos, um volume que assombra e angustia juízes e partes. Mas a proposta destaca o compromisso com a tarefa de prestar justiça e a abertura ao pluralismo da cidadania reunindo palestrantes relevantes, que irão contribuir para momentos de reflexão.

Na quinta-feira (28/9), a sessão solene de abertura às 15h será seguida pelo painel Muros e pontes no horizonte dos Juízes. Serão palestrantes Andréa Pachá – Juíza titular da 4ª Vara de Órfãos e Sucessões do Rio de Janeiro; José Reinaldo de Lima Lopes – Professor da USP e pesquisador da história do Direito e José Rodrigo Rodriguez – Doutor em Filosofia e professor do Mestrado e do Doutorado da Unisinos.

Na sexta-feira (29/9), às 10h será realizado o painel Entre redes e muros: juízes e seus labirintos, com Herman Benjamin, Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ministro do Tribunal Superior Eleitoral e Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral.

O encerramento será com palestra do historiador Leandro Karnal, que irá falar também sobre o tema geral do Congresso, Entre redes e muros: juízes e seus labirintos.