Em sua 24ª edição, o Congresso Brasileiro de Poesia vai enfocar a poesia visual, valorizando imagem e escrita, tendo como tema a água. O evento ocorre de 12 a 17 de setembro, e integra a programação da 31ª Feira do Livro. As atividades ocorrem no palco da Feira, na praça Via Del Vino, na Fundação Casa das Artes e em escolas das redes municipal e estadual.

O escritor homenageado deste ano é Hugo Pontes, um dos principais nomes da poesia visual brasileira, reconhecido também pela crítica internacional. A programação integra a mostra “Trajetória de Experimentalidades”, exposição retrospectiva da vida e obra do escritor.

O evento compreende, também, a XXI Mostra Internacional de Poesia Visual. Composta por poesias impressas de autores de mais de 40 países, tem curadoria do escritor e artista visual catarinense Tchello d’Barros. Ambas as exposições ocorrem de 12 a 30 de setembro, na Fundação Casa das Artes, e a visitação é gratuita.

A 24ª edição do Congresso Brasileiro de Poesia agrega, ainda, o projeto de Poesia na Escola, que vai levar poetas e recreadores em instituições da rede municipal, estadual, além de repartições, como Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS) e presídio estadual de Bento Gonçalves.

No palco da Feira do Livro, na Via Del Vino, o congresso promove diversas atividades como recitais e apresentações musicais abertas à comunidade.

Poesia Visual
A poesia visual transmite uma mensagem não só através da linguagem verbal, mas também utilizando recursos diferentes, como a construção de imagens. São compostas por elementos visuais ou gráficos organizados artisticamente, que conseguem transmitir algum tipo de mensagem, reflexão.