A primeira morte por gripe neste ano no Rio Grande do Sul foi confirmada na quarta-feira, 30 pela Secretaria Estadual da Saúde. A vítima é uma mulher de 32 anos, moradora de Lajeado, no Vale do Taquari. Ela morreu em decorrência da Influenza A (H1N1) e não havia sido vacinada.

Os grupos prioritários para a vacinação contra a gripe ganharam mais duas semanas para garantirem sua imunização. A campanha nacional, que terminaria nesta sexta-feira, 1º de junho, foi prorrogada até o próximo dia 15. No Rio Grande do Sul, até o momento, não foi atingida a meta de 90% de cobertura vacinal pretendida. Dados atualizados na quarta-feira indicam que foram vacinados 71,4% das pessoas que se encontram nos grupos prioritários, o que representa mais de 2,4 milhões de pessoas.

A determinação de prorrogar a campanha foi tomada pelo Ministério da Saúde tendo em vista o feriado de Corpus Christi e a dificuldade de locomoção da população devido ao desabastecimento de combustível no País registrado nos últimos dias. Os lotes das vacinas estão assegurados, pois todo o quantitativo já havia sido distribuído aos municípios.

Após o término da campanha, no dia 15, os postos ainda terão disponíveis a vacina conforme o estoque restante. Neste ano, o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde estão orientando os municípios para que priorizem – além dos atuais grupos elegíveis para vacinação – as faixas etárias de 5 a 9 anos e de 50 a 59 anos de idade.

Fonte: O Sul