1- Relatos de chuva congelada ocorreram na manhã de sexta-feira, 2 de agosto, em Bento Gonçalves e Farroupilha. De acordo com os institutos de meteorologia, a possibilidade de chuva congelada e neve deve se estender durante o final de semana pela região serrana do Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil de Bento Gonçalves, o fenômeno foi visto no Centro e em outros quatro bairros da cidade. Em Caxias do Sul, moradores também relataram a queda de chuva congelada.

2- O corpo de um homem foi encontrado na tarde de domingo, 4 de agosto, em Bento Gonçalves. O fato ocorreu no Vale Aurora, a cerca de 200 metros do local onde o corpo de outro homem foi localizado na quarta-feira, 31 de julho. Conforme informações, por volta das 17h15min, a Brigada Militar foi acionada por uma mulher, que informou as guarnições que o corpo de um homem havia sido localizado nas proximidades de uma cachoeira.

3- Às margens da cidade, no entanto, entre os moradores dos bairros periféricos, a visão parece ser outra. Os dados positivos que há anos classificam a Capital do Vinho como uma das melhores cidades para se viver, tem alimentado o sonho de uma vida digna para inúmeras famílias que chegam à cidade. Ao longo do último mês, o Semanário visitou algumas das comunidades mais vulneráveis da cidade para relatar como é a rotina e a história dessas famílias. Ao longo desta reportagem especial, você acompanha os relatos de algumas dessas pessoas sobre como é a realidade de quem vive com um salário mínimo ou mesmo com muito menos disso em uma das cidades mais abastadas do país.

4- Em visita a bairros periféricos de Bento, notamos diversos pontos de convergência, isso é, que se destacam em todos locais. Entre eles estão a ocupação das pessoas no mercado informal, a falta de estudos e a inexistência de atividades culturais. Em uma cidade tão diversa, essas pessoas passam despercebidas. Lutando para sobreviver, elas acabam não tendo acesso a direitos humanos básicos, como uma moradia adequada, alimentação e educação.

5- O pequeno Enzo Bondan Ulian, de 3 anos, que havia sobrevivido em um grave acidente de trânsito, que acabou vitimando seus pais no dia 22 de julho, na ERS-122, em Antônio prado, acabou falecendo na noite de sexta-feira, 2 de agosto, após ficar 11 dias internado em estado grave. Nesta semana, a criança necessitava de doadores de sangue. Devido a gravidade dos ferimentos, Enzo acabou não resistindo e faleceu.