Premiação ocorre no dia 7 de novembro, na cidade de Bolonha, na Itália e reúne projetos de design ao redor do mundo

A Serra Gaúcha vai estar representada no dia 7 de novembro, em Bolonha, na Itália, quando ocorre a divulgação dos premiados na edição da Valtra Design Challenge, concurso que é referência global na apresentação de projetos de máquinas agrícolas. Profissionais e estudantes de design de todo o mundo participaram da seleção que vai escolher o melhor projeto de máquina agrícola multipropósitos para o ano de 2030. O bento-gonçalvense Yuri Kozowski, juntamente com o seu sócio, Paulo Biondan, de Caxias do Sul, ambos designers de produto com especialização em gerenciamento de projetos, estão entre os quatro finalistas do concursos, ao terem seu projeto selecionado. Eles concorrem ao prêmio de € 10 mil, equivalentes a cerca de R$ 43 mil.

De acordo com Kozowski, o projeto do trator apresentado para a banca julgadora buscou aliar a autonomia que se espera encontrar em 2030, bem como, com a mão de obra humana que, segundo ele, ainda deverá estar presente no futuro. “Fizemos o projeto de um trator visando o modo de trabalho previsto para 2030, onde as máquinas, apesar de serem mais autônomas, ainda contarão com o acompanhamento de um operador para certas atividades, e também resgatando o conceito de equipamento polivalente para utilização durante todas as etapas do processo agrícola. Sempre atento à sua, ergonomia, capacidade de manufatura e também seu visual”, explica.

A expectativa, segundo o bento-gonçalvense, é que o trabalho seja consagrado, independente da colocação que conquistar durante a premiação no próximo mês. “Quando decidimos participar, não tínhamos a ambição de vencer ou ir tão longe, até porque tomamos essa decisão próximo da data final de entrega dos trabalhos”, Lembra. Kozowski relata ainda que após serem selecionados nas fases seguintes do concurso, a confiança sobre os argumentos e o produto, aumentavam gradativamente. “Isso foi o combustível que nos permitiu ter esse projeto selecionado como finalista”, garante.

O designer bento-gonçalvense conta ainda que ao serem convidados para receber o prêmio na Itália, a sensação é de dever cumprido e de esforço recompensado. “Poder representar um pouco do trabalho brasileiro na Itália, terra do design e principalmente em um ramo tão disputado como é o agrícola ou automotivo, é uma realização profissional que certamente se estende para uma certa satisfação pessoal. Ter chegado até esta etapa já consideramos uma vitória, não apenas para nós, mas também para o Brasil e em especial a Serra gaúcha”, comemora.

Para participar do concurso, os designers de Bento e Caxias do Sul precisaram apresentar o título do projeto, descrições do conceito e suas inovações tecnológicas, além da inclusão de fotos e vídeos mostrando a máquina desenvolvida. De acordo com Kozowski, os trabalhos não podem ter sido publicados ou exibidos previamente, e todas as informações devem ser enviadas em inglês. “As imagens do nosso produto só serão divulgadas ao público no dia da entrega da premiação. Estamos na expectativa”, garante.

Conforme o regulamento do concurso mundial, os jurados elegem os três vencedores, mais um indicado a menção honrosa, pela análise de critérios como, relevância ao tema, originalidade do conceito, inovação, valor e qualidade do design, potencial de desenvolvimento, implementação e capacidade de produção, exibição do design, personalidade, confiança e robustez. Em 2017, a edição do Desafio de Design Valtra recebeu 133 inscrições de 41 países, sendo o projeto vitorioso da América do Sul.

A dupla de sócios já possui uma caminhada no setor. Kozowski já atua há mais de 15 anos e Biondam, há cerca de 25 anos. Juntos, eles desenvolvem projetos de produtos para indústria em geral, principalmente automotiva, agrícola e de maquinário.

Jurados do Concurso