Em uma reunião realizada na tarde de quarta-feira, 4 de abril, no Palácio da Polícia, a Polícia Civil recebeu os números preliminares de candidatos inscritos no concurso público de ingresso na carreira de Delegado de Polícia. Sob o nº 08/2018, o edital do concurso foi publicado no Diário Oficial do RS no dia 22 de fevereiro de 2018, para o provimento de 100 vagas.

Conforme a Fundatec, empresa que irá realizar as etapas da prova de capacitação intelectual e a avaliação da aptidão psicológica, 16.038 candidatos realizaram a inscrição. Dentre o número total de inscritos, 39% são mulheres e 61% são homens. A idade média dos candidatos ao cargo é de 33,13 anos, sendo que a maioria dos candidatos (9.576) se encontra na faixa etária entre 26 e 35 anos de idade.

O edital prevê reserva de vagas para pessoas com deficiências e para pessoas negras ou pardas. A deficiência deve ser compatível com a atividade policial, o que será avaliado por uma Comissão Especial. Segundo informado em relatório emitido pela Fundatec, 15% dos candidatos se declararam negros e pardos e 2% dos candidatos declararam ser portadores de algum tipo de defiência.

Esta edição do concurso apresenta algumas inovações no certame em comparação aos concursos anteriores, visando acompanhar os demais concursos para as carreiras policiais, além de buscar um perfil vocacionado, técnico e especializado. Foram acrescentadas provas de medicina legal e criminologia. Nos exames de saúde foi incluído o exame toxicológico. Outra novidade acontece na etapa dos exames físicos no qual o teste do dinamômetro foi substituído pelo exame de barra. Por fim, para preencher os requisitos de investidura, o candidato deverá ter no mínimo três) anos de atividade jurídica ou policial.

A aplicação da prova de capacitação intelectual será realizada no dia 20 de maio. O salário inicial está no valor de R$ 20.353,06 (vinte mil, trezentos e cinquenta e três reais com seis centavos).