Neste domingo, 20, estão sendo realizadas as provas de capacitação intelectual do concurso público de ingresso nas carreiras de Delegado da Polícia Civil. O concurso recebeu 16.039 inscrições de candidatos residentes em todos os Estados do Brasil.

O concurso é constituído de duas etapas: a primeira consistirá em Provas de Capacitação Intelectual, Prova de Capacitação Física, Sindicância da Vida Pregressa e Atual, Exames de Saúde e Avaliação da Aptidão Psicológica, e destina-se à admissão para a matrícula no Curso de Formação Profissional. A segunda etapa consistirá em Curso de Formação Profissional. Os candidatos concorrem a 100 vagas para Delegado de Polícia. A capacitação intelectual e a avaliação da aptidão psicológica serão elaboradas, aplicadas e corrigidas sob a responsabilidade da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec.

No turno da manhã, os candidatos realizam uma prova objetiva de língua portuguesa e, no turno na tarde, os candidatos terão quatro horas para a realização da prova objetiva de conhecimentos jurídicos (Fase Preliminar). Os candidatos aprovados na Fase Preliminar e classificados conforme estabelecido edital do concurso, serão convocados para a Prova Escrita Discursiva da Fase Intermediária, de caráter classificatório e eliminatório, cuja elaboração e execução ficarão sob a responsabilidade da Fundatec. Os aprovados e classificados nesta fase serão convocados para a Prova Oral, de caráter classificatório, organizada pela Academia de Polícia Civil.

A Polícia Civil contará com agentes de inteligência em todos os locais de provas, os quais serão responsáveis por identificar atos de qualquer natureza que atentem contra a segurança dos locais e, também, contra vazamento de informações e fraudes ao concurso público. Viaturas ostensivas da Polícia Civil estarão nos locais para apoio e para condução de candidatos eliminados por uso de colas e outros meio fraudulentos. A instituição também utilizará técnicas especiais baseadas no emprego de ferramentas de varreduras eletrônicas (espectros e de radiofrequência), com equipamentos importados de alta tecnologia, para auxiliar na identificação e prisão das pessoas e/ou candidatos que venham a atentar contra a integridade do concurso.

Os candidatos aprovados e classificados nas provas da Fase de Capacitação Intelectual, aptos na Prova de Capacitação Física e atendidos os requisitos de capacitação nos Exames de Saúde e aptos na Avaliação da Aptidão Psicológica e Psiquiátrica serão convocados para realizarem a matrícula no Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório, o qual será executado pela Academia da Polícia Civil.

Fonte e foto: Polícia Civil do RS