Uma comitiva de Bombeiros da Nigéria esteve em Bento Gonçalves e visitou a estrutura do Corpo de Bombeiros da Capital do Vinho na manhã de quarta-feira, 26 de abril. Os africanos estiveram no Centro de Treinamentos da corporação, localizada no bairro Salgado. A visita faz parte de um acordo de cooperação e intercâmbio assinado em março entre o governo do Estado e a Nigéria, além de outros países, como o Panamá, Malawi, Sudão e Zâmbia.

A comitiva visitou o alojamento do Centro de Treinamento e assistiu a vídeos institucionais do Corpo de Bombeiros. Após isso, o comandante do Corpo de Bombeiros de Bento, major Sandro Gonçalves da Silva, respondeu a perguntas dos visitantes. Por fim, os africanos assistiram a demonstrações de atividades de resgate no CT, considerado uma referência no país para treinamento e capacitação de agentes.

A estrutura possui 420 m² e está inserida em uma área total de 4 mil metros, e conta com salas de aula, alojamento e banheiros, refeitório, vestiários e garagem, tendo capacidade para hospedar 40 pessoas. O empreendimento dispõe ainda de um canil com capacidade para seis cães, que realizam busca e resgate em área rural e urbana. O Centro abriga, ainda, uma torre de treinamento de salvamento em altura e um espaço para prática de combate ao fogo.

Os nigerianos também estiveram reunidos com o prefeito Guilherme Pasin e o secretário de segurança do município, tenente-coronel José Paulo Marinho.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 29 de abril