Vereador teria publicado foto íntima de assessora durante a votação de segunda, 18. Parlamentares prometem representação à Mesa Diretora

A Comissão de Ética da Câmara de Vereadores irá fazer uma reunião extraordinária na próxima terça-feira, 26, para discutir a situação do vereador Neri Mazzochin (PP), após o vazamento de uma foto com nudez de uma assessora do parlamentar, em uma rede social de Mazzochin. Ele será chamado para esclarecer a situação perante à mesa, que deve decidir quais procedimentos irá tomar.
A foto teria sido postada durante a sessão ordinária de segunda-feira, 18, quando os parlamantares discutiam a revisão do Plano Diretor. O vereador registrou um boletim de ocorrência na mesma noite, onde alegou que estaria sendo vítima de extorsão.
Inicialmente, o presidente da Comissão de Ética, vereador Rafael Pasqualotto (PP), havia sinalizado que não iria entrar com representação ou provocar a investigação. Contudo, em virtude da repercussão do caso, Pasqualotto mudou de ideia e pretende se reunir com os pares na terça-feira. “Nós vamos também chamar o vereador. Ele estava viajando, mas na semana que vem ele vai estar aqui”, comenta.
Caso seja identificada a quebra de decoro, o Regimento Interno da Câmara prevê advertência, suspensão ou até a cassação do mandato. Segundo Pasqualotto, o procedimento deve funcionar da seguinte maneira. “Como presidente, reúno a comissão para comunicá-los do fato, momento em que o relator imediatamente começa o trabalho de ouvir a parte que sentiu-se ofendida e o possível ofensor, sempre respeitando os prazos, direito ao contraditório, etc”, explica.
Já o vereador Moacir Camerini (PDT) não descartou a hipótese de entrar com representação, caso a Comissão de Ética não se manifeste sem ser provocada. “Eu vou cobrar da Câmara uma postura na segunda-feira. Caso ninguém fizer nada, vou me obrigar a fazer o pedido de representação”, comenta.
Ele ainda comenta que no seu entendimento, a suposta falta do vereador foi bastante grave. “Eu não consegui questionar o vereador, ele não apareceu mais na Câmara”, comenta. Mazzochin foi procurado pela reportagem do Semanário, mas não atendeu às ligações.

A assessora

Segundo o Diário Oficial, a coordenadora de gabinete fotografada nua foi nomeada para o cargo no dia 5 de junho. Antes disso, ela trabalhou como coordenadora de divisão, na Prefeitura, em 2017, sendo nomeada em abril e exonerada em agosto do mesmo ano, quando ocupava o cargo de coordenadora de segurança e medicina do trabalho.