O ovo contém albumina, que aumenta a massa magra, e leucina que ajuda a manter os músculos. O ovo é uma alternativa bastante saudável para repor os aminoácidos essenciais ao funcionamento do organismo e para o consumo de proteínas. As proteínas são de extrema importância para o nosso organismo por sua função construtora e reparadora, além de participarem da formação de hormônios, enzimas e anticorpos. A variedade de opções de preparo conta a favor da inclusão do ovo na dieta, que ainda ganha reforço de vitaminas, minerais e lipídios. Mais de 50% da vitamina B2 do ovo está na clara, de fácil digestão e ideal para quem treina e quer desenvolver músculos. Nunca coma ovos crus, prevenindo a salmonela (bactéria que traz infecção intestinal). A clara também dispõe de leucina, um aminoácido que ajuda a manter os músculos e diminui a massa gorda (gordura). A gema, por sua vez, é rica em ômega 3, gordura excelente para o cérebro e que estimula o equilíbrio da insulina com a glicose, mais um fator para regular a compulsão e a resistência insulínica, que é o maior fator de risco para a Síndrome Metabólica.

Consumo diário

Para contar com esses benefícios, o ideal é incluir ao menos um ovo (de galinha) por dia na sua alimentação. Apesar da digestão mais lenta, o ovo pode ser ingerido no jantar e é um ótimo substituto para as carnes vermelhas. A recomendação é consumo de um ovo no café da manhã, porque ele traz saciedade e evita que a pessoa fique beliscando. Quanto à cor da casca, não há com o que se preocupar. Não há diferença nutricional relevante entre os ovos de granja e os chamados caipiras, que têm uma coloração mais amarelada.

O ovo não aumenta o colesterol se for ingerido até 5 vezes por semana e preferencialmente cozido. Apenas caso a pessoa tenha hipercolesterolemia genética é que o alimento pode causar o aumento do colesterol.

Fonte: minhavida.com.br