Assembleia Geral do STR-BG reuniu aproximadamente 800 agricultores no Clube 24 de Maio, em Monte Belo do Sul

Um momento de celebração, mas também de reflexão. Assim foi a comemoração da Festa do Agricultor promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (STR-BG), realizado no Clube 24 de Maio, em Monte Belo do Sul. Cerca de 800 pessoas participaram do momento, que teve missa, celebrada pelo padre Bruno Barbieri, assembleia para alterações estatutárias, show com Badin e com a banda Misturadão, além do sorteio de prêmios.

A atividade contou com a presença de prefeitos, representantes e vereadores dos municípios de Santa Tereza, Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira, que compõem a extensão de base do STR-BG. Lideranças, patrocinadores da atividade, associados ao Sindicato e comunidade em geral também acompanharam o momento.
O prefeito de Monte Belo, Adenir José Dallé, disse que a data não poderia passar em branco, pois o trabalho do homem do campo foi e é importante para a região. “Se não tivesse o trabalho de cada um, a comunidade não existiria. Nossa região é bonita, fruto do trabalho dos antepassados e daqueles que vivem no campo”, ponderou.
O presidente do STR-BG, Cedenir Postal, agradeceu a presença de todos e disse estar muito feliz com o momento que coroa o trabalho do agricultor. “Queremos batalhar para que nossos agricultores tenham mais qualidade de vida e fiquem cada vez mais felizes com a sua propriedade. Esta é a razão do movimento sindical”, celebrou.

O instante mais importante do dia foi a Assembleia, que teve como ponto principal as alterações estatutárias do sindicato, inclusive com a regularização das extensões de base. “Além de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza fazem parte de nosso Sindicato e, em nossa diretoria, não temos a representatividade dos agricultores destes municípios. Perante o Ministério do Trabalho estávamos irregulares”, explicou Postal. Segundo ele, era um peso que se tinha até então, pois o Sindicato estava de fato nos três municípios, mas não legalizado. “Estou muito feliz, pois tínhamos que ter um número mínimo de associados para que a alteração fosse válida e com a participação de todos, conseguimos”, comemora. Na próxima eleição, representantes dos quatro municípios poderão concorrer.

O momento era de celebração, mas também de reflexão. “O Sindicato luta constantemente, não é fácil, mas sabemos que unidos temos mais força”, finalizou.