Alunos das escolas estaduais retornam às aulas na quarta-feira, 20. As mais de 2,5 mil instituições de ensino receberão cerca de 900 mil estudantes, divididos em 480 mil no Ensino Fundamental, 300 mil no Ensino Médio, 35 mil na Educação Profissional e 85 mil na Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outros.

A Rede Estadual de Ensino começa o ano letivo com os repasses financeiros em dia, referentes ao Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate), alimentação escolar e autonomia financeira – valor encaminhado mensalmente às escolas para manutenção e compra de materiais. Isso garante que as principais despesas da rotina diária das instituições de ensino estejam normalizadas.

O secretário da Educação, Faisal Karam, ressalta a importância do compromisso com a área mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas em âmbito estadual.

“A volta às aulas é um momento especial para todos. Estamos trabalhando para colocar a educação do Rio Grande no patamar que merece. Isso só será possível por meio de ações por parte do poder público e um trabalho integrado com toda a rede de educadores”, afirma Karam.

Matrículas

Os estudantes que perderam os prazos para realizar a matrícula terão mais uma oportunidade, até 29 de março. Nesse caso, pais e alunos devem procurar diretamente as escolas da rede pública estadual.

Fonte: Ascom Seduc RS
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini/Arquivo