Em 2010, a ponte sobre o Arroio Santa Bárbara foi construída sem as cabeceiras. Sete anos de espera, protestos da população e promessas do Governo do Estado depois, iniciaram na última segunda-feira, 23, as obras que permitirão a ligação as duas pontas do quilômetro 18 da rodovia ERS-431, excluindo o trecho de 800 metros de estrada de chão que ainda resta e permitindo finalmente a pavimentação completa da rodovia.

Contudo, para a realização completa da obra serão necessários uma série de ajustes. A primeira delas é o afastamento de quatro postes que estão muito próximos da ponte. O trabalho deverá ser feito por uma empresa terceirizada, especializada nesse tipo de atividade. O trabalho consiste em instalar postes mais altos e com vãos maiores. Ou seja: ao invés dos quatro postes atuais, serão três, mais espaçados.

Além disso, o projeto para a ligação precisou ser atualizado porque as saia do aterro ficaria dentro do rio, o que facilitaria a erosão ao longo do tempo. Somente esta parte da obra deve custar entre R$ 600 mil e 700 mil. Além disso, será necessário também realizar a pavimentação de alguns metros de pista ligando as cabeceiras à rodovia, com custo estimado em até R$ 400 mil.

O diretor-geral do Daer, Rogério Brasil Uberti, afirmou que a parte do aterro deve ser concluída até o início de março, mas se negou a dar um prazo para o término das obras. No ano passado, a autarquia estipulou o prazo de 90 dias após a retirada dos postes para a realização completa da obra.

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