Bento Gonçalves está realizando avaliações dos vinhos coloniais produzidos por 63 famílias, de quatro distritos do município. Os vinhos selecionados irão participar do Festival Nacional do Vinho Colonial, nos meses de setembro e outubro, juntamente com a gastronomia da região.

A primeira avaliação, realizada no Vale dos Vinhedos, contou com 39 amostras, de 14 produtores, que foram avaliadas por enólogos da Embrapa, Instituto Federal e Secretaria Municipal da Agricultura. A análise se baseou em critérios nacionais de avaliação, como cor, aroma e sabor. Somente duas amostras foram reprovadas. Conforme o secretário da Agricultura do município, Thompsson Didoné, os vinhos coloniais mostraram uma evolução, que é resultado de um trabalho de qualificação da produção da matéria-prima e da elaboração dos vinhos desenvolvido com os produtores. “Procurou-se resgatar e conservar a tradição na arte da elaboração de vinhos, mas adicionando uma tecnologia nova ou pequenos cuidados”, afirmou.

Entre as atividades realizadas também estiveram cursos de degustação para os agricultores. “Antes a gente avaliava o nosso vinho como bom ou ruim, não conseguia alcançar todos os detalhes do vinho, os aromas, a acidez, todas essas coisas a gente não sabia. O nosso produto está bem melhor hoje do que antigamente”, relata o agricultor Joemir Salton. Essa qualificação já pode ser conferida na primeira edição do Festival, no ano passado. “Foi muito bom participar, mostrou nosso produto para bastante gente”, declarou o jovem. “Há uma valorização do vinho colonial nesse evento, ele ganha uma vitrine. E acredito que o produto com uma qualidade maior terá uma procura maior e vai conseguir agregar renda na propriedade futuramente”, destaca a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Maria de Lourdes Pancotte.

A próxima avaliação, dos vinhos do grupo do Distrito de Faria Lemos, acontecerá no dia 29 de agosto, a partir das 9 horas, no salão comunitário da Linha Paulina.

Calendário Festival Nacional do Vinho Colonial
Data: 5 de setembro
Horário: 19h30min
Local: Salão da Comunidade 8 da Graciema – Vale dos Vinhedos

Data: 27 de setembro
Horário: 20 horas
Local: Salão Comunitário da Linha Paulina – Faria Lemos

Data: 10 de outubro
Horário: 20 horas
Local: Salão Comunitário de São Valentin – Tuiuty

Data: 25 de outubro
Horário: 20h30min
Local: Salão Comunitário de São Pedro