Segunda melhor defesa da competição, alviazul tem a vantagem de dois gols no marcador antes de jogo na Boca do Lobo


O Ypiranga já aguarda os outros três times que estarão no grupo dos melhores da Divisão de Acesso. Esportivo, Pelotas, Inter-SM, Glória, Tupi e Aimoré brigam por estes postos. O alviazul está próximo de classificação, já que tem ampla vantagem sobre o time da Zona Sul e, ainda, conta com a segunda melhor defesa da competição.

A diferença positiva foi construída pelo time de Bento Gonçalves no domingo, 20. Em atuação na Montanha dos Vinhedos, a equipe bateu o Pelotas por 2×0. Com o resultado, o Esportivo pode, inclusive sair derrotado que é capaz de obter classificação. Basta que perca por menos de dois gols de diferença ou até dois gols, desde que marque — o 2×0 para o Pelotas leva a partida para as cobranças de penalidades.

Números que dão suporte

Ainda que os mais variados cenários sejam pensados, o retrospecto geral do Esportivo na competição dá confiança ao elenco. A equipe não é derrotada há 11 jogos. Esta é a melhor marca da competição. O segundo time com este quesito é o Aimoré, em sequência invicta de cinco partidas. Portanto, se a lógica for mantida, os bento-gonçalvenses poderão seguir às semifinais da Divisão de Acesso.

Outro fator que anima é a defesa durante toda a competição. Com um sistema sólido e eficiente independente das peças (já atuaram na zaga Fernando Cardoso, João Carlos, Tiago Gasparetto, Eduardo e Natan, este de forma improvisada), e comandado pelo goleiro Luiz Müller, o Esportivo sofreu apenas sete gols. No ranqueamento, a ordem se altera se comparado ao quesito destacado anteriormente: o Aimoré lidera com apenas seis gols marcados pelos adversários. Em jogos longe de seus domínios, o alviazul sofreu quatro de seus gols ao longo da competição.

Arqueiro do Esportivo sofreu apenas sete gols na competição – Fotos: Lucas Delgado

Experiente e com acesso no currículo, o goleiro do Clube Esportivo comemorou a fase, porém mostrou-se cauteloso para a partida de volta. “Temos que ter os pés no chão. É uma vantagem mas que precisamos sustentá-la no próximo jogo, senão não vai significar nada”, avaliou Müller, ao fim do primeiro jogo.

A partida de volta das quartas de final da Divisão de Acesso entre Esportivo e Pelotas acontece na Boca do Lobo, na Região Sul do estado. A bola rola às 15h30min de amanhã, 27. O Esportivo de Cristian de Souza deve ter: Luiz Müller, Thiaguinho, Fernando Cardoso, Thiago Gasparetto e Roger Bastos; Natan, Eduardinho (Robert), Welder, Diego Torres e Vinicius; Jean Carlos.

Outros jogos

Durante a semana, o Ypiranga classificou-se ao vencer o Lajeadense por 4×1. As demais partidas acontecem também amanhã: Glória x Inter-SM, às 15h no Altos da Glória (confronto empatado em 1×1) e Aimoré x Tupi no Cristo Rei (time da casa com vantagem de dois gols).