A temporada iniciou oficialmente para a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) na manhã de terça-feira, 22. Os jogadores que compõe o plantel que disputará, pelo menos, quatro competições ao longo do ano ouviu a fala de representantes do departamento profissional e, na sequência, passaram por exames clínicos avaliativos.

A atividade realizada na sede de um dos maiores clubes do mundo contou com a presença dos reforços trazidos para a temporada. Entre os 18 jogadores presentes e que vestirão a camiseta da ACBF, três deles são novos: o goleiro Vaghetti e os alas Gabriel Gurgel e Selbach. Alguns jogadores das categorias de base foram promovidos.

Supervisor técnico da ACBF, Lavoisier Freire destacou a força do grupo da equipe que se mantém há alguns anos. “Talvez falem que a ACBF não se reforçou para a temporada. Mas já estamos reforçados por termos mantido a base”, afirmou aos atletas presentes.

Ao todo, a equipe promoveu a manutenção de dez jogadores da temporada passada — fugindo ao padrão da maioria das equipes, que tiveram parte dos elencos remodelados. Atletas como o goleiro Gian Wolverine, Lé, Bruno Souza e Valdin seguem na ACBF para 2019.

A permanência de grande parte do grupo é comemorada pelos gerentes, ainda que dois dos principais possíveis títulos não tenham chegado (a Libertadores e a Liga Futsal). “Ano passado não foi um ano excelente, mas foi bom, foram apenas seis derrotas (…). Por isso renovamos com a maioria dos jogadores”, acrescentou Lavoisier.

A comissão técnica segue o trabalho iniciado em 2015, capitaneado pelo treinador Marquinhos Xavier. Em 2019, a ACBF disputará a Liga Gaúcha, Taça Brasil, Liga Futsal e a Libertadores. Ainda há a possibilidade de participar do Mundial de Futsal.


Foto: Ulisses Castro/ACBF, Divulgação