Em mais um ano com diversos obstáculos, equipe de Bento Gonçalves estreia na elite do futsal gaúcho neste fim de semana


Em processo de reestruturação administrativa, o Bento Gonçalves Futsal (BGF) iniciará a temporada de 2018 na noite de sábado, 28, fora de casa. Em mais um ano de dificuldades em reunir os atletas para treinamentos, comissão técnica crê em “sensação de título” a fuga do rebaixamento à Série Prata.
O time bento-gonçalvense tende a repetir a dura batalha vivida em 2017, quando esteve próximo à zona do rebaixamento até a reta final. Ao fim do torneio, ficou em nono lugar após boa sequência de resultados, o que garantiu a permanência na Liga Gaúcha.

De acordo com o técnico do BGF, Vaner Flores, o trabalho de ajuste financeiro do clube impacta de forma significativa no plantel. “Sabemos que o clube precisa mudar para melhor, mesmo que esteja na elite. Decidimos dar continuidade ao meu trabalho com a promessa de melhorar a estrutura”, afirma, ao citar o acerto com o atual presidente do Bento Gonçalves Futsal, Alcindo Somensi, que assumiu neste ano com o foco na quitação de débitos e ajustes no setor de finanças.

Por conta disso, a equipe não poderá treinar diariamente. Os atletas se encontrarão apenas duas vezes durante a semana, após os expedientes em empregos aparte do futsal. “É complicado porque preciso sentir se o jogador está cansado após um dia de compromisso profissional e cuidar se há algum problema em decorrência disso. Temos receio de não conseguir passarmos para eles o nível de competitividade que o torneio e seus participantes exigem”, lamenta Flores.

A preocupação surge devido ao nível mais alto dos times da Liga Gaúcha nesta temporada. Além dos times que estão na elite do futsal brasileiro (ACBF, Atlântico e Assoeva), há pelo menos outras quatro equipes com grau de investimento relativamente alto. “Cito o Guarany de Espumoso e o América de Tapera como destaques pelos investimentos, e o Uruguaianense e Parobé, recém-promovidos, que trabalham em dois turnos. A partir destes, será uma briga pesada e esperamos sair bem neste bolo”, analisa o comandante do BGF.

Preparo físico; estrutura física

A falta de uma rotina de treinamento adequada deverá dificultar o preparo físico dos jogadores bento-gonçalvenses. Para poder passar algumas das ideias consideradas primordiais para o elenco, a comissão técnica precisou adaptar conceitos que poderão demorar a ser enraizados na cultura de jogo, sobretudo dos jogadores novos, que nunca haviam trabalhado com o corpo técnico.

Ligado à condição física do time está o espaço de treinamento e de jogo do BGF. Após a exceção aberta ao time na temporada passada que viabilizou a realização dos jogos no Ginásio Municipal, a equipe precisará mandar as partidas em locais com maior tamanho de quadra. O regulamento da Liga Gaúcha prevê a necessidade de espaço físico mínimo de 36 metros de comprimento por 18 metros de largura. Porém, o plantel do BGF ainda não teve grandes possibilidades de treinar em quadras grandes – como a do Sest Senat, local no qual mandará seus jogos -, o que deve interferir negativamente na condição física dos atletas em cada partida.

A bola rola

O Bento Gonçalves Futsal fará a estreia na Liga Gaúcha de Futsal 2018 fora de casa. Adversária do debute, a Sase, de Selbach, escapou do rebaixamento nas últimas rodadas, assim como a equipe da Serra Gaúcha. Para Vaner Flores – que já estudou o adversário -, a tendência é de que o cenário seja repetido. “Eles também têm algumas dificuldades com relação ao tempo de treinamento, o que deve ser decisivo para colocar as duas equipes na briga na parte inferior da tabela. Porém, estão mais experientes do que no ano passado. Vamos especular algo, quem sabe trazer um ponto para casa”, cogita o treinador.

BGF e Sase jogam em Selbach, localizada no Vale dos Sinos na noite de sábado, 28. A bola rola a partir das 20h.


Fotos: Lucas Delgado