Com o Dia D da campanha, ocorrido no sábado, 18, os municípios de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi atingiram mais de 65% do público-alvo da vacinação contra sarampo e poliomielite. Crianças de 1 a 4 anos precisam ser imunizadas. A campanha termina em 31 de agosto.

Neste sábado, ocorreu o Dia D, em que os postos de saúde abriram pela manhã e tarde. Segundo os balanços divulgados pelos setores de imunização das secretarias municipais de saúde, em Bento Gonçalves e Garibaldi foram cerca de duas mil e 939 crianças vacinadas, respectivamente, o que representa 70% de cobertura do público-alvo. Já em Carlos Barbosa, pouco mais de 66%, ou seja, 758 crianças foram imunizadas.

A meta do Ministério da Saúde é de que 95% do público-alvo seja vacinado até 31 de agosto. Para realizar a vacinação, pais ou responsáveis devem levar os pequenos nos postos de saúde com a carteira de vacinação.

O último boletim divulgado mostra que o Rio Grande do Sul vacinou 55% da meta, enquanto o Brasil está com 52%.

Saiba mais
Sem casos no Brasil desde 2016, surtos de sarampo têm sido registrado nos últimos meses em alguns estados brasileiros, vindos da Venezuela, colocando em risco a certificação de eliminação do vírus do país. A doença é infecciosa e grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de cinco anos.

Já a poliomielite, também chamada de paralisia infantil, pode gerar sequelas motoras e não tem cura. Não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil há quase 30 anos, mas é fundamental reforçar a cobertura vacinal para prevenir o seu retorno.