Passados exatos 64 dias desde a primeira reunião que começou a articular o Campeonato Citadino, a bola de futsal finalmente voltou a rolar no Ginásio de Bento Gonçalves. Com um público assistente que surpreendeu a organização do campeonato, quatro jogos abriram a Liga Municipal de Futsal de 2017 na noite de quinta-feira, 24.

Por volta das 19h15min a arbitragem autorizou o início oficial da Liga Municipal de Futsal. O torneio é inovador, já que a sua primeira edição possui gestão totalmente independente do Poder Público. A organização não era a única novidade. Para celebrar essas e outras revoluções, a comunidade bento-gonçalvense abraçou a ideia e preencheu boa parcela das arquibancadas do ginásio.

O pontapé inaugural da Liga Municipal foi em uma partida de futsal feminino. Essa é a primeira vez em que as atletas atuam nos mesmos dias do restante do torneio. Para o organizador do campeonato, Eduardo Paixão, esse é um dos pontos de sucesso na visão dos idealizadores. “Nunca teve disputa do feminino durante a semana. Sempre era um domingo à tarde e em quadras distantes. Não havia valorização”, explica. Ele ainda afirma que ver o ginásio com um bom público assistindo a um jogo da categoria “é uma alegria imensa para a organização. Algo que projetamos está acontecendo”. O jogo era entre BFC e AFF. A vitória foi das jogadoras da AFF, por 2×1.

Outro fator novo para a primeira edição da Liga Municipal de Futsal – se comparada às competições municipais da modalidade em outros anos – foi a cobrança de ingresso, no valor de R$ 2. “Esse ano tinha essa outra novidade. É um valor pequeno, mas não sabíamos como o público lidaria com isso”, afirma Paixão. Ainda segundo ele, o valor permitiu o investimento em materiais de jogo de qualidade, profissionais de segurança e controle de público.

Bom público esteve presente no Ginásio Municipal (Foto: Lucas Delgado)

Tão logo acabou a partida do grupo feminino, algumas das 12 equipes masculinas participantes da Liga entraram em quadra: Liverpool venceu a Confraria do Danone por 2×1; mesmo placar da vitória do PSG sobre o Futibass; e Ligeirinho foi derrotado por 3×1 para o ANFC.

Além dos resultados da rodada inaugural da Liga Municipal de Bento Gonçalves, destacou-se, no público, o número de crianças que observavam as partidas. Segundo Paixão, organizar o torneio e atingir um público jovem é fomentar o desporto na juventude. “São essas crianças que praticarão o esporte para o resto da vida. É uma cultura que se cria quando elas vêm com os seus pais e mães e acompanham o torneio”, pondera.

Após a rodada inicial, a organização avaliou que a Liga Municipal de Futsal pode trazer um retorno para a cidade. “Isso tudo gera algum retorno para Bento Gonçalves. Uniformes foram confeccionados, diversas pessoas estão a trabalho nas copas, na bilheteria, na segurança. É uma bola de neve que vai gerando coisas boas”, explica Paixão.

Embora a primeira edição tenha apenas começado, o planejamento para as próximas realizações passa por tudo que é observado desde já. A ideia é organizar um calendário e torná-lo fixo todos os anos. Desta forma, as equipes já teriam em mente o tempo de preparação. Além disso, seria um atrativo para que mais equipes estejam envolvidas.

A próxima rodada da Liga Municipal de Futsal de Bento Gonçalves está marcada para a terça-feira, 29. A tabela prevê novamente uma partida do torneio feminino seguida por três confrontos do masculino. A entrada para o público segue com o valor de R$ 2.