Os últimos frutos de bergamota da safra deste ano foram colhidos dos pomares da família Belistzki nesta semana. As fruteiras estão localizadas na 5ª Seção do Rio das Antas.
Os irmãos Nelson Belistzki e Vilma Antônia Belistzki se dedicaram a colheita aproveitando o dia de sol, após o longo período de chuva. A triagem das unidades com qualidade foi realizada na tarde de terça-feira, 22. Uma determinada quantia da produção tem como destino o município de Caxias do Sul e a outra parte é comercializada às margens da RSC-470. Segundo a fruticultora, não vale apena trabalhar e comercializar o produto para terceiros, conhecidos popularmente por atravessadores, pois a margem de lucro fica ainda mais baixa para o produtor e o consumidor paga mais caro pelos frutos.
Os agricultores argumentam que está difícil trabalhar atualmente e fica ainda mais complicado ao contar com o intermédio de um terceiro. Os irmãos relatam que a maioria dos fruticultores entrega a produção para uma empresa de sucos, mas a família tem conseguido colocar toda a produção no mercado sem este tipo de negociação.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 26.