No sábado, o Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro, de Bento Gonçalves, realiza a inauguração do seu espaço de leitura. O local, idealizado pelo Clube do Livro Bom Retiro, quer agregar e integrar a comunidade em geral para a prática da leitura. Nesta segunda-feira, 19, a equipe do Semanário recebeu das mãos das alunas Isadora Olivotto Fleck, Tamires Liviera Daniel, Gisele Idalgo Roratto e da professora Marielete, o convite para a inauguração do espaço.

O espaço que será inaugurado no próximo sábado, 24, a partir das 16h, recebe o nome do escritor Airton Ortiz. Segundo os integrantes do Clube do Livro, a escolha do escritor como patrono, deve-se a sua reconhecida trajetória e grande experiência com a leitura.

O projeto do Clube, idealizado em julho do ano passado conta atualmente com 30 participantes que são alunos, professores, funcionários da escola, pais, ex-alunos e a comunidade em geral, que se reúnem a cada 20 dias para debater sobre temáticas diversas. A meta, segundo a professora de História Marilete Marcon Sartori, que auxilia na coordenação do Clube é abrir o espaço para toda a comunidade. “Criamos um ambiente alternativo, angariando fundos e doações para que todos os bento-gonçalvenses possam participar e desfrutar o gosto pela leitura”, explica.

Além do espaço, o Clube participou de atividades como a Feira do Livro de Porto Alegre e Bento Gonçalves em 2017. O grupo recebe doações de livros dos escritores, bem como, realiza eventos para angariar fundos para a compra de novas obras.

Mais informações podem ser obtidas na página do Clube no Facebook.