De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, uma em cada 15 mulheres é afetada pela doença. Todos os dias, são descobertos no Brasil 156 novos casos. A doença acaba com a vida de 12 000 mulheres por ano no país. E alguns fatores aumentam as chances de desenvolver a doença: tabagismo, sedentarismo, alimentação inadequada. A genética só é determinante em 10% dos casos.

Existe uma idade certa para começar a se cuidar?
Logo que surge a primeira menstruação. A partir de então, é fundamental frequentar o médico e fazer o autoexame nas mamas e nas axilas. Procure por caroços, áreas mais escuras, áreas mais quentes e inchadas. Pele vermelha, enrugada ou descamada também pode ser sinal de problemas.

Quando faço o autoexame?
Uma vez por mês, sempre no final do período menstrual. Para quem já está na menopausa, basta escolher um dia. Geralmente, os tumores se manifestam na segunda metade da vida, mas costumam ser mais agressivos quando aparecem em pessoas de menos de 30 anos. O autoexame só poderá detectar alguma alteração, portanto, é necessário fazer o diagnóstico precoce regularmente com a realização de exames preventivos prescritos pelo seu médico.

Reposição hormonal atrapalha?
Infelizmente, sim. Quem nunca amamentou e quem faz reposição hormonal por mais de cinco anos têm mais chances de sofrer com câncer de mama.

Câncer de mama tem cura?
Tem, claro! O tumor é vencido em 90% dos casos em que ele é descoberto nos estágios iniciais. O desafio fica muito mais complicado quando o diagnóstico demora para acontecer.

Como prevenir?
Fazendo atividades físicas e cuidando da alimentação – evite gorduras e procure por alimentos ricos em vitamina A. Abandonar o cigarro é extremamente importante e evitar o consumo excessivo de álcool também.

Fonte: mdemulher.abril.com.br