“Um ovo, dois ovos, três ovos assim…”. A canção infantil faz menção ao grande número de ovos de chocolate que as crianças ganham durante a Páscoa. Mas como os pais podem lidar com tanta abundância de chocolate em casa?

Chocolate é muito gostoso e essa é uma época onde “um pouco a mais” não vai interferir. A questão é que as crianças já chegam à época da Páscoa com “muito a mais” de chocolate e aproveitam essa oportunidade para o abuso. Assim, é importante que os pais estabeleçam suas metas, seus limites, suas exceções para que, quando chegue qualquer situação festiva (aniversário, Natal…) a criança aproveite a proximidade da família e a motivação da festividade.

Como os pais podem orientar seus filhos em relação ao consumo dos ovos de chocolate?

Uma das formas de se trabalhar essa questão é partir da própria família. As festividades podem ser comemoradas pelo seu significado, deixando presentes para serem dados em outras ocasiões especiais. Para ajudar as crianças a se transformarem em consumidoras críticas e responsáveis, deve-se haver uma conscientização. Por estarem em desenvolvimento, precisam de um adulto que as ajude a decodificar essas mensagens. E esses adultos precisam estar bem orientados sobre esse papel.