A notícia da exigência, a partir de outubro próximo, de nota eletrônica rural para o meio rural poder transitar com seus produtos foi a gota d’água para mobilizar toda a classe em torno de problemas que atingem principalmente a classe do pequeno produtor agrícola. Dentre eles, a possibilidade de passar a idade de 55 anos na aposentadoria de mulheres e 60 na de homens para 65 a ambos que provocou a decisão nacional da categoria de fechar todas as agências regionais do INSS no país a partir do dia 16 de julho. No nosso caso, a Regional de Caxias do Sul.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, que abrange municípios vizinhos, Inês Fagherazzi Bianchetti, esteve na última semana participando da mobilização Grito da Terra Brasil, em Porto Alegre, com milhares de agricultores de todo o estado e diz que a classe está unida em torno de suas reivindicações.

Nota Eletrônica versus ensino

“A juventude rural não quer mais escolas fechadas no interior”, explica a presidente. “Estamos perdendo muito as nossas raízes, a cultura da origem dos alimentos e principalmente a permanência do jovem no meio rural. E uma das principais causas disso é o fechamento de escolas obrigando os estudantes a frequentarem a rede escolar urbana. Ao adotar esse sistema, a política do município já está dizendo: ‘êxodo rural’. É preciso mudar essa realidade porque ela contribui para a perda dos valores fundamentais da agricultura familiar, dos alimentos, da vida saudável, do cultivo orgânico. Os jovens já não ficam mais no meio rural porque a vida escolar saiu de lá, não há internet no meio rural necessária à educação com tecnologia. Se não há internet nem para justificar manutenção de escolas do interior, como querem informatizar o produtor rural com nota eletrônica? É inviável. Sem internet, o produtor rural não tem condições de sair de sua casa, ir até a cidade para fazer a sua nota eletrônica, depois voltar e só então poder transitar com o produto. Isso não é racional. Num estado onde ainda temos em algumas regiões produtores rurais sem energia elétrica em suas casas, tendo que se deslocar de carroça por falta de estradas, como falar em obrigatoriedade de nota eletrônica?”, questiona Inês Fagherazzi Bianchetti.

“Trata-se de um problema não só do meio rural como também de toda a população pois a desmotivação do agricultor atinge diretamente a qualidade do alimento saudável para o povo de modo geral. O Brasil possui alimentos, e exporta. Mas possui também muitos alimentos industrializados, transgênicos, com muito agrotóxico, provenientes de maneira geral das grandes produções agrícolas, ao contrário do pequeno produtor rural que busca cada vez mais a atitude de manter sua produção saudável. Ele precisa ser estimulado pois têm mais presente a consciência de que o agrotóxico mata quem se alimenta do produto mas mata antes o agricultor. Essa postura, de não poluir as águas, os rios, de manter a propriedade saudável predomina na agricultura familiar”, acrescenta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 4 de junho.