Quase todos os setores enfrentaram problemas em 2014 em função da retração da economia brasileira. Para os associados do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), a situação não foi diferente. Porém, a esperança do presidente Leonardo Giordani é que 2015 seja um ano de incentivos do Governo Federal e do Estadual, especialmente para as empresas da Serra Gaúcha.

A mudança no Governo do Estado também é algo que deve favorecer a região, na visão de Giordani. “Depois de enfrentarmos um ano com dificuldades econômicas em quase todos os setores, esperamos um 2015 melhor para nossas empresas e indústrias. Com mudança de governo em âmbito estadual e alterações a nível federal, temos esperança que a economia seja retomada pelo menos a partir do segundo semestre, apresentando progressão a todas as organizações”, espera ele.

O fato de o novo governador José Ivo Sartori ser natural de Farroupilha e conhecer bem a região pode ser um estímulo a mais para que investimentos sejam realizados em Bento Gonçalves. Mas, além disso, Giordani também destaca que os outros fatores, como a inflação, influenciam muito no crescimento das indústrias.

Para ele, estrada de qualidade é o mínimo que os empresários devem exigir para alavancar os negócios. “Para podermos crescer precisamos, sem dúvida, manter uma inflação estável e ter o devido apoio quando se trata de exportação de nossos produtos e serviços. Ou seja, manter uma economia equilibrada, desenvolvida e que dê um retorno positivo a todos. O Governo Estadual também precisa olhar para nossa região, extremamente produtiva, com outros olhos e investir. Estradas de qualidade para que possamos trabalhar dignamente é uma boa pedida, que já vem sendo reivindicada há anos por todos”, comenta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário de sábado, 3 de janeiro de 2015.