A semana começa com o tempo aberto e muito frio em todas as regiões do Rio Grande do Sul, conforme boletim do Instituto Climatempo, elaborado especialmente para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A presença de uma massa de ar polar sobre a região levou ao declínio acentuado das temperaturas mínimas na madrugada desta segunda-feira, 21. Os termômetros de algumas localidades chegaram a registrar temperaturas abaixo dos 3 graus centígrados.

No decorrer da semana, essa massa de ar polar perde força e gradativamente as temperaturas estarão se elevando. Porém, nas madrugadas de terça, 22, e quarta-feira, 23, ainda as temperaturas mínimas devem ficar abaixo dos 6 graus, o que é normal para esta época do ano. Com a presença da massa de ar polar, não há previsão de chuva para nenhuma região do estado. Somente no final de semana é que uma nova frente fria estará avançando pelo RS e provocando chuvas. O que será o padrão ao longo dessas próximas semanas.

Uma frente fria  passa toda a semana, levando chuvas a diversas localidades e, na sequência, uma massa de ar polar ocasiona o declínio das temperaturas. Porém, não serão todas essas massas de ar polar que provocam queda drástica das temperaturas, pois ao longo dos próximos 15 dias não há mais previsão de geadas. Mesmo com alguma ocorrência pontual, não afetam em nada as lavouras. Pelo contrário, até beneficiam os produtores, uma vez que ajudam no controle de pragas, doenças e das ervas daninhas. A previsão do tempo está diariamente no site do Irga clicando aqui.

Texto: Ascom Irga, com informações do Instituto Climatempo

Foto: Reprodução