Conforme a Defesa Civil, instabilidades ganham força ao longo da madrugada desta sexta-feira, 10, e a previsão é de chuva forte acompanhada de temporais, com grandes volumes para a maior parte do Estado. Existe a possibilidade de pancadas acompanhadas por descargas elétricas, ventos e eventual queda de granizo.

E conforme o boletim meteorológico emitido pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), nesta sexta-feira, além das instabilidades, haverá formação de uma frente fria que deve potencializar a chuva.

Em todo o Estado, a chuva ocorre em forma de pancadas acompanhadas por descargas elétricas, ventos e eventual queda de granizo. Os volumes serão bastante expressivos no oeste e também na metade sul. Os ventos seguem com intensidade moderada à forte. As temperaturas não oscilam muito por causa do tempo fechado.

No sábado, 11, a frente fria se afasta e as instabilidades começam a perder força. Ainda há chuva eventualmente mais expressiva com trovoadas no norte gaúcho.

No domingo, 12, a chuva cessa e o sol predomina com a entrada de uma nova massa de ar seco que diminui bastante as temperaturas.

Fonte: Defesa Civil e Sema