O chimarrão é uma bebida que não perde sua força com o tempo. Podemos observar isso nas rodas que reúnem famílias e amigos ao final da tarde. Não importa a idade, todos compartilham a mesma cuia e conversam. É uma tradição que perpassa gerações e conquista a todos, de crianças a idosos. Além disso, ele traz inúmeros benefícios para a saúde.

A nutricionista Larissa Pistoia explica que a erva-mate é um alimento antioxidante, que ajuda a retardar o envelhecimento e prevenir doenças e não há uma idade determinada para iniciar o consumo. “Ela possui diversas vitaminas e minerais. Estudos indicam que a planta contém as vitaminas A, C, E e as do complexo B, selênio, zinco e fósforo, aponta. Além disso, ela diz que a folha conta com vários polifenóis e alguns flavonoides, que conferem benefícios para a saúde cardiovascular.

Segundo a profissional, a erva-mate também tem propriedades anti-inflamatórias e hipocolesterolêmicas, ajudando a combater o colesterol ruim. “O chimarrão pode atuar como diurético e estimula as atividades físicas e mentais”, esclarece. Mas se consumida sem moderação, a bebida pode fazer mal, devido à presença da cafeína na folha.
Larissa diz que o chimarrão em excesso não é indicado em algumas situações, como pessoas com histórico de gastrite, refluxo, hipertensão, além dos casos de amamentação e gravidez, que exige controle do consumo.

A dose diária recomendada pela nutricionista é de, em média, seis a dez cuias da bebida. “É necessário observar se a pessoa tem alguma doença ou se sente algum desconforto no consumo”, explica. Um alerta que Larissa deixa é que o chimarrão não substitui o consumo de água, pois ele é diurético e não hidratante.

Bebida vem ganhando adeptos

Na Casa da Erva-mate, toda produção é artesanal

A Casa da Erva-mate Ferrari, localizada no Caminhos de Pedra, produz semanalmente entre 350 e 450 quilos de erva-mate. Toda feita de forma artesanal, o artigo não é comercializado somente dentro do Rio Grande do Sul. Há pedidos para envio do produto até mesmo para fora do país.
De acordo com Jaqueline Ferrari, proprietária da ervateira, devido aos benefícios do chimarrão, o número de adeptos à bebida vem crescendo. “Hoje em dia, as pessoas estão gostando mais do que antigamente, pois há maior divulgação das propriedades da erva. Por ser digestiva, diurética e sem açúcar, estão aderindo mais”, declara. No local, além de mostrar o processo de produção, eles ensinam os turistas a cevar o mate.

A erva-mate produzida no Caminhos de Pedra leva três dias para ficar pronta para o consumo final. Somente a plantação não é feita no local. A roda d’água, que pode ser vista do lado de fora, é a responsável por fazer alguns dos equipamentos funcionarem. “O processo é todo artesanal, desde a colheita. Quando a folha chega, é feita uma secagem na estufa, que leva de 12 a 15 horas. Após isso, passa por um triturador e vai para o socador. Então é peneirada e embalada. Tudo acontece de forma manual”, explica.

Confira a programação completa dos Festejos Farroupilha em Bento, que acontecem na ABCTG

DIA 14 (Sábado)
12h – Almoço.
14h – Jogos Campeiros – Modalidade TETARFE (Jogo do Osso, Tejo, Argola e Ferradura). Evento aberto ao público e as inscrições serão feitas no ato.
20h – Jantar.
21h30min – Show com Grupo Gahu-Chê.
22h – Fandango com Grupo Estância.

DIA 15 (Domingo)
12h – Almoço.
8h30min – Festival Farroupilha. Inscrições para as modalidades de Danças Tradicionais Gaúchas (Categorias: Mirim, Juvenil e Adulta), Danças• Gaúchas de Salão (Categoria: Adulta) e Chula (Categorias: Mirim, Juvenil e Adulta).
19h – Fandango com Grupo Compasso do Sul.

DIA 16 (Segunda-feira)
8h – Quiz: Jogo de Perguntas e Respostas – 1ª Fase. *Atividade relacionada a III Gincana Cultural da ABCTG.

DIA 17 (Terça-feira)
8h30min e 14h – Atividade Literária: “Lendas do Sul”. Participação do Escritor Luiz Alfredo Borges com a Obra “Sepé Tiaraju: Um Herói da Pátria”.• Público alvo: 4º a 7º ano. *Atividade com necessidade de agendamento prévio até dia 02/setembro.

DIA 18 (Quarta-feira)
8h30min e 14h – Atividade “Oficinas de Vivências Campeiras”. Oficinas de Vaca Parada, Chimarrão, Danças e Indumentária Gaúcha.• Público alvo: 4 a 7º ano.
19h30min – Sessão de Cinema no SESC. Filme: “Netto e o Domador de Cavalos”, de Tabajara Ruas.• Ficção histórica | 2006 | 95 min | 14 anos. *Atividades com necessidade de agendamento prévio até dia 02/setembro.
21h – Jantar.

DIA 19 (Quinta-feira)
9h e 14h – Peça Teatral “Um Quero-Quero me contou…” Grupo Teatral Artistas no Palco.• Público alvo: Educação Infantil a 3º ano. *Atividades com necessidade de agendamento prévio até dia 02/setembro.
21h – Fandango com Walther Morais e Os Campeiros do Rio Grande.

DIA 20 (Sexta-feira)
9h30min – Cavalgada Cristo Rei, saída da Igreja Cristo Rei.
11h30min – Celebração da Missa Crioula com o Padre Gilmar na ABCTG.
11h30min – Entrega de Placas ao Tradicionalista Homenageado dos Festejos Farroupilhas 2019.
12h – Churrasco Campeiro.
14h – 4º Encontro de Gaiteiros da Região.
15h30min – Mateada e Encontro de Invernadas Artísticas.
20h30min – Show com Grupo Gahu-Chê.
21h30min – Fandango com Tropilha Gaviona

DIA 21 (Sábado)
12h – Almoço.
13h – Apresentações dos grupos de danças das Escolas. Participação da Equipe Campeã da Tertúlia da E.E.E.M. Mestre Santa Bárbara.•
15h – Circuito de Atividades e Brincadeiras de Resgate. *Atividades relacionadas à III Gincana Cultural da ABCTG.
20h – Jantar.
21h30min – Show com Lisandro Amaral.
23h – Fandango com Roger Morais e Pátria Gaúcha.

DIA 22 (Domingo)
12h – Almoço.
14h30min – Jogos Campeiros – Modalidade Bocha Rolada. Evento aberto ao público e as inscrições serão feitas no ato.•
16h– Jogos Campeiros – Modalidade Bocha 48 (8 metros). Evento aberto ao público e as inscrições serão feitas no ato.•
19h– Fandango com Grupo Recordação Gaúcha.

DIA 23 (Segunda-feira)
19h – Quiz: Jogo de Perguntas e Respostas – Fase Final. *Atividade relacionada a III Gincana Cultural da ABCTG.

DIA 24 (Terça-feira)
19h30min – Contação de Causos. Evento aberto ao público e as inscrições serão feitas no ato.•
DIA 25 (Quarta-feira)
14h – Peça Teatral: “Entrevero Farroupilha”. Grupo Teatral Luz• & Cena. *Atividade com necessidade de agendamento prévio até dia 02/setembro.

DIA 26 (Quinta-feira)
19h30min – Sessão de Cinema na ABCTG. Filme: “Netto Perde Sua Alma”, de Tabajara Ruas.• Ficção histórica | 2001 | 102 min | 14 anos. *Atividades com necessidade de agendamento prévio até dia 02/setembro.
21h – Jantar.

DIA 27 (Sexta-feira)
14h – Baile da 3ª Idade com Grupo Família Gaúcha.
20h – Jantar.
21h – Show com Jorge Guedes & Família.
22h – Fandango com Moises Oliveira e Grupo Vozes do Campo.

DIA 28 (Sábado)
12h – Almoço.
20h – Jantar da Mulher Gaúcha. Entrega de Homenagens e Honrarias às Mulheres Tradicionalistas e Destaques.•
22h – Fandango com o Grupo Tchê Barbaridade.

DIA 29 (Domingo)
9h – Futebol de Bombacha.
12h – Almoço de Confraternização com as Escolas e CTG’s.
14h – Divulgação do Resultado da III Gincana Cultural da ABCTG.
18h – Fandango com Grupo Tamoeiro. Após, encerramento com Fandango Surpresa.

Fotos: Elisa Kemmer