A segunda edição do Mesa ao Vivo Serra Gaúcha encerrou no domingo, 5 de junho, com a participação de 1.120 inscritos, além do público que circulou pelo local, que puderam apreciar 14 aulas com 16 chefs regionais e nacionais. Durante três dias, os profissionais deram um show e conciliaram os pratos ao tema deste ano: ‘Tradição X Modernidade: por uma cozinha afetiva, criativa e moderna’.

O chef Marcos Livi, proprietário dos bares Quintana e Verissimo, em São Paulo, abriu os trabalhos do último dia e a partir das 13h mostrou o motivo do Mesa ao Vivo ser chamado de maior evento gastronômico itinerante do país. Com muita criatividade, Livi preparou diversos pratos, mas o principal foi Bochecha de traíra com purê de pinhão e snack de aipim. O palco foi dividido com o chef Márcio Ávila que preparou Rolinhos de siri com mostarda de butiá.

Às 14h15min, a chef Odete Bettu, da Osteria della Colombina, de Garibaldi/RS, apresentou abóbora recheada com pien, um prato que resgata receitas típicas da imigração italiana. Às 15h foi a vez do chef Adriano Farina, de Gramado/RS, trabalhar cogumelos com mel de abelha jataí extraído na hora e flores do sul, produtos cultivados por fornecedores da cidade em que reside. O chef Charlie Tecchio, de Caxias do Sul/RS, entrou no palco do Mesa ao Vivo, às 16h45min, para mostrar o preparo de Espaguete de gila com pesto de manjericão gaúcho e pinhão.

Às 18h, a chef Mônica Rangel, integrante do reality de gastronomia Cozinheiro em Ação, veiculado no GNT, preparou Tornedor de costelinha e pinhão com purê de batata e queijo da canastra. Por fim, às 19h15min, o chef Dalton Rangel ensinou o prato Galinha de cabidela, receita com influências portuguesas.

De acordo com Diego Bertolini, diretor de Projetos da ExpoBento 2016, o grande ganho foi trazer para Bento Gonçalves e Serra Gaúcha uma ideia da construção do posicionamento da gastronomia regional com ingredientes locais e técnicas nacionais e internacionais. “É um intercâmbio, uma troca de experiências para o crescimento conjunto”, ressaltou.

O evento foi uma realização conjunta entre a ExpoBento 2016, o CIC/BG e a Revista Prazeres da Mesa com o patrocínio de Fecomércio RS, Galvanotek, Giordani Turismo, M. Dias Branco, SEGH, Senac BG e Tramontina, além do apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves e de parceiros como Caixa Econômica Federal e Hotel Vinocap. A área Vinícola, espaço que estará recebendo o Mesa ao Vivo, tem o patrocínio do Sebrae e da Verallia, com a participação das vinícolas Adega Splendor, Aurora, Batistello, Cave Antiga, Dal Pizzol, Gallon Sucos, Lídio Carraro, Salvatti, Santa Bárbara e Valmarino.