Depois da alta dos preços em junho, a cesta básica dos bento-gonçalvenses apresenta um recuo no valor dos itens pelo segundo mês consecutivo. De acordo com a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) em 18 supermercados do município, o valor total dos produtos diminuiu 0,88% de julho para agosto.

Os alimentos que tiveram a maior queda no valor foram o óleo de soja (5,50%), a dúzia de ovos (4,48%) e a farinha de trigo (4,05%). Já o sal e a chuleta foram os que mais aumentaram (7,27% e 4,16%, respectivamente).

A economista Mônica Mattia comenta que três comportamentos explicam a redução de preços: as safras (elevação nas quantidades produzidas determinarão preços menores), a desoneração de impostos pelo Governo e preços altos que reduzem o consumo (o que força a redução dos preços). “Os produtos derivados da soja estão apresentando queda nos preços, pois os Estados Unidos terão uma de suas maiores safras de soja de todos os tempos, o que forçou os preços da soja para baixo, influenciando os preços no Brasil”, comenta

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 6 de setembro.