Em 12 horas de programação, a primeira edição da Noitada Cultural de Bento Gonçalves foi prestigiada por cerca de duas mil pessoas no final de semana.  O evento contou com atrações que contemplou todos os segmentos artísticos: dança, música, literatura, instalações, teatro, cinema, artesanato, tradicionalismo e história.

Segundo a cantora Etiene Nadine, o evento propiciou para a população de Bento Gonçalves, períodos para conhecer um pouco mais da arte local. “A Noitada Cultural envolveu o público com as diferentes manifestações artísticas. O teatro, videoinstalação, o coral, o ballet, essa constelação de artes mexe com as nossas emoções. Nós vivenciamos um roteiro pleno de percepções e sentimentos que nos fazem perceber que arte vive ao nosso lado e em cada um de nós”.

Conforme o secretário da Cultura, Evandro Soares, a atividade foi proposta no intuito de valorizar arte e propiciar à comunidade “um projeto global que concretiza o pleno exercício da cidadania cultural, tanto do artista quanto do público. Dessa forma, fomenta, valoriza e divulga a transversalidade da cultura nas várias áreas da sociedade como a educação, o turismo, a antropologia, a tecnologia, entre outras”.