A partir da próxima semana, quem passar pelo centro da Capital do Vinho vai encontrar uma oportunidade de participar de diferentes eventos culturais. É que, entre os dias 2 a 13 de outubro a Via Del Vino será palco da 34° Feira do Livro de Bento Gonçalves. Também é uma oportunidade para quem quer encontrar livros com preços mais acessíveis, já que a previsão é que os descontos girem em torno de 15%.

A solenidade oficial de lançamento do evento ocorreu durante a manhã de terça-feira, 24, no Quiero Café. Na ocasião, foi apresentado ao público presente a temática da feira: O livro como espaço de interlocução entre múltiplas vozes socioculturais, tendo como slogan: O livro em todos os sentidos.

Autoridades da cidade participaram da solenidade de Lançamento da 34° Feira do Livro de Bento Gonçalves


Esse ano, a Patrona escolhida foi a escritora Anna Claudia Ramos, que por ser moradora do Rio de Janeiro, gravou um vídeo como forma de se fazer presente na solenidade. Já o homenageado da vez, o professor de letras Douglas Cecagno, aproveitou o momento para frisar a felicidade em ter sido escolhido e a importância da leitura. “Bento é a cidade que moro desde criança, então essa homenagem é muito gratificante para mim. A literatura nos ajuda a tomarmos melhores decisões em relação ao nosso destino, pelas possibilidades que traz. Que a gente possa através dessa feira e desse acesso aos livros seremos mais felizes juntos”, afirma Cecagno.

Durante seu discurso, o secretário de Cultura, Evandro Vinicius Manes Soares, revelou que mais de 35 escritores estarão presentes no evento, assim como cerca de 30 escolas já agendaram horário para participar das atividades, onde aproximadamente 10 mil alunos devem ser alcançados. “Além de todos os palestrantes e escritores presentes, também vamos contar com a participação de instituições da cidade, inúmeras apresentações artísticas de teatro, dança, música. Teremos também a apresentação da orquestra de Bento”, cita Soares.

A estimativa de público desse ano, ainda de acordo com o secretário Soares, é de aproximadamente 50 mil pessoas, considerando a participação das crianças e jovens que vão participar por meio da rede escolar, além da circulação natural das pessoas na área central da cidade que participam de forma direta e indireta da feira. Com essa média de público, a expectativa é que as vendas de livros superem as do ano passado em até 20%, segundo Soares.